Notícias

6/recent/ticker-posts

PT mobilizado contra impugnação de Lula

Quarenta mil pessoas já assinaram o manifesto em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, segundo um dos articuladores da mobilização, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.    

O documento foi lançado há três dias, 19 de dezembro, e conta com a assinatura do cantor e compositor Chico Buarque e o filósofo Noam Chomsky.   

Entre os signatários também estão o argentino Adolfo Pérez Esquivel (prêmio Nobel da Paz de 1980), o ex-ministro da Grécia Yánis Varoufakis e o professor Richard Falk, além dos escritores Raduam Nassar e Milton Hatoum e do ator Gregório Duvivier.    

Sob o título "Eleição sem Lula é fraude", o manifesto diz que "marcar em tempo recorde para o dia 24 de janeiro a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade".  "Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país", afirma o texto.   

Segundo o documento, "o cenário de vitória consagradora de Lula significaria o fracasso do golpe".  Ao responder se seria um dos organizadores, Amorim afirmou: "Apenas achei que o projeto Brasil Nação deveria manifestar-se sobre um fato vital da atualidade. Um companheiro redigiu um projeto e pusemos na rede. Já tem mais de 40 mil assinaturas e continua a crescer. Nomes de grande peso intelectual (no Brasil e no exterior) aparecem entre os subscritores, o que demonstra que a preocupação exposta no título do manifesto é absolutamente válida. O que está em jogo é o futuro da democracia no Brasil". Fonte: Blog do Magno