Notícias

6/recent/ticker-posts

IFPE-Belo Jardim Capacita Servidores E Reeducados Do Presídio De Pesqueira, PE

Curso Na Área De Informática Teve Duração De 18 Meses E Carga Horária De 295h


Aconteceu, nesta segunda-feira (18), a entrega dos certificados de dez servidores e um reeducando do Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, que participaram do curso de extensão Administração de Redes com Software, fornecido pelo IFPE Campus Belo Jardim em parceria com o IFPE Campus Pesqueira. O curso, que teve uma carga horária de 295h, foi ministrado na frequência de um dia por semana durante 18 meses.

O curso foi idealizado pelo professor do curso técnico em Informática para Internet do Campus Belo Jardim, João Almeida, e no início esbarrou na falta de estrutura adequada do presídio para a aplicação das disciplinas. Porém, com o apoio da Reitoria do IFPE, que cedeu 10 computadores, João Almeida pôde finalmente iniciar o projeto, e disse estar bastante feliz com o resultado e o desempenho elevado da turma. “No início nossa intenção era de oferecer o curso apenas para os reeducando, mas muitos deles estavam sendo transferidos ou ganhando a liberdade. 

Então, atendendo à solicitação dos servidores interessados em participar, abrimos uma nova turma para atender esta demanda”, conta o professor, que disse também estar sentindo uma imensa satisfação pessoal em participar deste projeto. “Existe uma carência muito grande deste tipo de ação nos presídios, principalmente devido a falta de recursos, e, ao mesmo tempo, um público ávido por oportunidades. Ao concluir esta etapa, fiquei ainda mais motivado para continuar realizando trabalhos desta natureza”, conta.

Uma das concluintes do curso foi a psicóloga do Presídio, Sílvia Letícia. Para ela, a realização do curso ajuda a quebrar alguns preconceitos, devido aos estigmas carregados pelos presídios. “Muita gente não vê com bons olhos o investimento em educação nos presídios. Para mim, é uma grande vitória presenciar um reeducando recebendo este certificado, pois eu sinto que nosso trabalho diário está rendendo frutos. Já para nós servidores, ser certificado por uma Instituição com o peso do IFPE é extremamente importante para os nossos currículos”, disse Sílvia.

Da turma de reeducando que começou o curso, apenas Paulo do Nascimento permaneceu no Presídio até a sua conclusão. Porém, segundo ele, o aprendizado será determinante para o seu futuro. 

“Eu realmente me identifiquei muito com a área de informática durante este curso. Logo que ganhar a minha liberdade, quero me especializar na área para ter ela como minha profissão. Sem dúvidas, se abriu uma porta em minha vida”, declarou o reeducando.

O curso de extensão de Administração de Redes com Software ofertou, além das disciplinas específicas da área de informática, aulas de português, matemática e ética. Em breve, a coordenação do curso pretende promover uma capacitação na área de Suporte em Automação no mesmo Presídio.