CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

SE LIGA NO CLIP GOSPEL

CLICK NA TV SE LIGA E ASSISTA

CPRH apreende 196 canários dentro de casa em Gravatá

Uma equipe de fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na tarde da sexta-feira (15) passava por Gravatá, no Agreste de Pernambuco, quando um dos agentes avistou três gaiolas em uma residência no Centro. Durante a abordagem, no quintal do imóvel foram encontradas gaiolas com 196 canários-da-terra, além de dois curiós, um galo de campina e um sabiá, configurando uma criação ilegal de animais silvestres.     

Com a continuidade da ação, a proprietária dos pássaros tem cadastro no SisPass – o Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis. Só que, em seu cadastro no sistema, o plantel citado é de apenas 15 pássaros e nenhum dos 200 encontrados em sua residência tinha anilha. Assim, ela foi autuada com multa de R$ 19.800.    

Em razão do seu canto, o canário-da-terra (Sicalis flaveola) é uma ave muita visada para criação em cativeiro e há também criação para promoção de rinha, o que é crime. Do total de pássaros apreendidos na ação, 30 tiveram que ficar com o esposo da autuada, como fiel depositário, já que estão com ovos e filhotes. Os demais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, que fica no bairro da Guabiraba, no Recife. Lá, serão avaliados e passarão por um período de reabilitação, antes de serem devolvidos à natureza, em áreas de soltura do Estado. Fonte: G1 Caruaru