Notícias

6/recent/ticker-posts

Candidatura de Joaquim Barbosa enfrenta resistência dentro do PSB

SÃO PAULO - O presidente do PSB, Carlos Siqueira, e parte da bancada de deputados da sigla trabalham para convencer o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa a se filiar ao partido para disputar a Presidência. O problema é que um setor da legenda resiste à ideia. O ex-comunista Aldo Rebelo, que se filiou ao PSB em setembro, já anunciou internamente que disputará a indicação de candidato contra Barbosa.     

Defensores da candidatura do ex-ministro do STF enxergam o dedo do vice-governador de São Paulo, Márcio França, na pré-candidatura de Aldo. O objetivo seria inibir Barbosa a embarcar no projeto presidencial do PSB. França já anunciou que, independentemente da posição do partido, vai apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin.     

— O Alckmin é o melhor candidato — disse França, que deve assumir o governo em março e disputar a reeleição. 
Para o vice-governador, lançar um candidato próprio a presidente é uma “decisão errada que atrapalharia a campanha dos governadores do partido”. Ele nega ser o articulador da candidatura de Aldo.    

Diante das diferenças internas, França reconhece que um caminho seria a liberação para que cada diretório estadual apoie o candidato a presidente que for mais conveniente para a eleição local. 

— No limite, é um caminho. 
Reeleição em troca de apoio 
Aliados do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afilhado político de Eduardo Campos, também veem a ideia com simpatia. Neste caso, o pernambucano, que vai tentar a reeleição, poderia apoiar Lula, que é popular no estado.    

— O fundamental é buscar manter a unidade do partido, em favor de uma composição de centro-esquerda — afirma Câmara, que elogia Barbosa, mas não se compromete com a candidatura do ex-ministro.    

O governo pernambucano defende que o PSB só tome uma decisão sobre a campanha presidencial no final do primeiro semestre de 2018. O presidente Carlos Siqueira tenta apaziguar as diferenças. 

— Vamos resolver no tempo certo e nos entender. 
Para o líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG), a candidatura de Barbosa é a opção para evitar um racha. 
— Não tem uma solução melhor do que ter candidatura própria e tendo candidatura própria que sirva para um projeto nacional. 
Barbosa ficou de dar uma resposta até fevereiro. O ex-ministro informou que não está comentando o assunto. (Sérgio Roxo).Fonte: G1