Notícias

6/recent/ticker-posts

Atriz Eva Todor morre aos 98 anos


A atriz Eva Todor, conhecida no Brasil inteiro por ter participado de novelas da Globo, morreu na manhã deste domingo (10) em casa, no Rio de Janeiro, aos 98 anos, por complicações decorrentes de uma pneumonia. Sua última novela foi Salve Jorge, de 2013, na qual interpretou a personagem Dália. Eva não deixou filhos. O velório da atriz será realizado nesta segunda-feira (11), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

A artista nasceu em Budapeste, na Hungria, e chegou ao Brasil aos dez anos, naturalizando-se brasileira na década de 40. Seus pais eram ligados ao meio artístico e saíram da terra natal em 1929, por dificuldades financeiras. Já na América, Eva trocou seu nome de batismo, Fodor, por Todor. Nos últimos anos de vida, sofreu de Mal de Parkinson e se tornou reclusa. Entre os trabalhos marcantes, estão as novelas Locomotivas(1977), O cravo e a rosa (2000) e Caminho das Índias (2009). No total, foram 21 participações entre novelas e minisséries.  

Já no cinema e no teatro, Eva colecionou sucessos, especialmente em papeis mais leves e cômicos. Contracenou com alguns dos artistas brasileiros mais importantes de todos os tempos, como Oscarito, e fundou uma companhia teatral própria, intitulada Eva e seus artistas. A artista relembrou essa convivência em seu livro de memórias, O teatro de minha vida, lançado em 2007. Fonte: Diário de Pernambuco