Notícias

6/recent/ticker-posts

Tubarão-tigre nada ao lado de banhistas a poucos metros da praia

Imagens de drones capturaram momento exato no qual um tubarão tigre de 1,5 metros nada tranquilamente ao lado de banhistas a poucos metros da faixa de areia de uma praia de Miami, nos Estados Unidos. As imagens intrigaram cientistas tanto pela proximidade do animal com a costa quanto pela tranquilidade com a qual ele nadava na região. O flagrante foi feito horas depois de um fotógrafo registrar uma série de imagens de um tubarão galhudo na mesma região. “Eu nunca tinha visto nada do tipo. Corri para tirar algumas fotos dele, foi muito emocionante”, afirmou Joseph Orchulli II em entrevista ao canal californiano 10 News. Ele monitorava as ondas da região quando viu a movimentação do animal.    

Para especialistas, a ação dos banhistas foi arriscada, principalmente no caso do tubarão tigre, mesmo que humanos não sejam as maiores presas desses peixes. “Eles se alimentam de coisas grandes, como outros tubarões, tartarugas e golfinhos. Vê-lo ao lado de banhistas é um pouco alarmante”, afirmou especialista do Laboratório Marinho de Mote, Bob Hueter. Ele salientou que o que pode ter motivado a aproximação das duas espécies foi o inverno, momento em que eles buscam por águas mais “superficiais”. “Continua sendo seguro nadar nas praias de Miami, mesmo no inverno. É um bom sinal que os tubarões estejam visitando nossa costa. Isso significa que nosso oceano é saudável”, assegurou Hueter.    

Naquela mesma região dos Estados Unidos existem 13 espécies diferentes de tubarão, sendo a do tubarão branco a mais popular. No Brasil, são conhecidas 88 espécies de tubarões diferentes. Os ataques que colocaram Recife no mapa foram das espécies Cabeça-chata e tubarão Tigre. Fonte: Diário de Pernambuco