Notícias

6/recent/ticker-posts

Tema da redação da 3ª fase do Sistema Seriado de Avaliação da UPE explora música de Lenine

Com a letra de Paciência, prova propõe que estudante disserte sobre "A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?". Provas acontecem neste domingo (19) e segunda-feira (20).


Tema da redação da terceira e última fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) da Universidade de Pernambuco é "A gente espera do mundo... e o mundo o que espera de nós?". Os estudantes devem fazer uma dissertação de 20 a 30 linhas, tendo como texto de apoio a música Paciência do cantor pernambucano Lenine.


Neste domingo (19), os 10.520 inscritos no SSA3 fazem, além da redação, prova escrita composta de 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Neste primeiro dia, 835 estudantes faltaram ao exame, o que representa 7,93% do total de estudantes.

As provas são aplicadas em prédios no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. O polo com a maior índice de abstenção foi o de Palmares, com 21,7%, enquanto o menor foi o Recife, com 5,64% de faltosos.

Na segunda-feira (20), são aplicados os exames de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os candidatos tem 4 horas e 30 minutos para responder aos testes, realizados no horário das 8h15 às 12h45 (horário local).

Concorrência

O curso de Direito é o mais concorrido na modalidade universal do SSA, com 40,31 candidatos na disputa de uma vaga na unidade Benfica, na Zona Oeste do Recife. No sistema de cotas do SSA, o mais disputado foi o curso de odontologia em Arcoverde, no Sertão, com 36,5 feras concorrendo a uma vaga.

Através do sistema seriado, são oferecidas 1.730 vagas, distribuídas em 55 cursos de graduação. Em cada curso, 20% das vagas são reservadas para estudantes cotistas. Os resultados do SSA3 devem ser divulgados até o dia 16 de janeiro de 2018.

Outras 1.730 vagas vão ser disponibilizadas através do Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fonte: G1