CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Laurentino Gomes recebe estudantes de Belo Jardim em Portugal

Nesta quinta-feira, o autor do livro "1808 receberá estudantes do agreste pernambucano no Castelo de São Jorge em Lisboa.


Alunos de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, de São Paulo e da Bahia embarcaram  ​na última  semana para Portugal no intercâmbio cultural oferecido pelo Instituto Conceição Moura e pela Origem Produções.

 A viagem remonta a vinda da família real portuguesa ao Brasil. Na quinta-feira (15), os 100 alunos serão recebidos pelo escritor Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, no Castelo de São Jorge. ​Entre outros destinos estão, a Torre de Belém, o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Nacional do Azulejo e o Palacio Queluz. O retorno do grupo está marcado para a sexta-feira (16).​


O projeto, de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino contemplou três estados: Bahia, São Paulo e Pernambuco, no município de Belo Jardim. 

Em 2016, oitenta alunos selecionados para o intercâmbio cultural em Portugal puderam explorar locais como o Museu Nacional dos Coches, o Picadeiro Real, o Palácio Nacional de Mafra, o Palácio Nacional e os Jardins de Queluz, acompanhados pelo escritor Laurentino Gomes, apoiador do projeto. “Desde que fui apresentada ao projeto e levei para meus alunos, a resposta deles foi unânime, todos quiseram participar. 

Preparamos o ambiente escolar para que todos se sentissem capazes e estimulados e passamos a nos dedicar às aulas com uma nova didática e nos debruçamos então sobre a elaboração de Histórias em Quadrinhos. Têm sido gratificante ver a turma empenhada e unida, conta a professora da Escola Tomás Alves, Maria Aparecida Vidal Santos.

Em Belo Jardim, o Projeto é promovido pelo Instituto Conceição Moura (ICM) que atua no município com um trabalho de alto alcance social, voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens do município, atuando em três áreas: Educação e Transformação Social, Arte e Cultura e Meio Ambiente. “O Projeto Era uma Vez o Brasil foi incorporado à programação do ICM por estar alinhado ao seu propósito maior e ao seu objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no município”, explica Brenda Braga, coordenadora executiva do ICM.

Origem Produções// A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)// Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen. O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população. Fonte: Jardim do Agreste