Notícias

6/recent/ticker-posts

Feira de Turismo Rural será realizada em Gravatá, PE


Entre os dias 28 e 30 de novembro, Gravatá, no Agreste de Pernambuco, vai sediar a 13ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur). O evento, que será realizado no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, é uma iniciativa nacional do Sebrae em parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr), Empetur e Prefeitura de Gravatá.

De acordo com a organização, o objetivo é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos.

A Ruraltur é considerada a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do país e visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores. Na sua 13ª edição, a feira terá como tema o Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa, com a valorização dos elementos e referenciais do campo. O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações: feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine - Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários e mostras culturais.

A intenção do Sebrae com a 13ª edição da Ruraltur é gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva do Turismo Rural, notadamente em Pernambuco e na região Nordeste, conectando as diferentes matrizes culturais locais e regionais. De acordo com Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o evento visa potencializar o turismo rural a partir da agregação de valor à cadeia da economia criativa. “Queremos associar a cultura à gastronomia, ao patrimônio cultural, entre outros, para fortalecer a atividade turística. Essa é uma estratégia que o Sebrae busca cada vez mais para fortalecer o turismo rural no Nordeste”, pontua.

Programação da Ruraltur
Terça-feira, 28 de novembro
13h às 22h: Credenciamento
14h às 16h: Seminário Cooperação e Formação de Parcerias para o Desenvolvimento do Turismo Rural (Tânia Zapata - Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional)
16h às 22h: Espaço de Exposição
19h às 22h: Apresentações Culturais

Quarta-feira, 29 de novembro
8h às 12h: Visitas Técnicas
14h às 16h: Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo - Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns - Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo - Sebrae Ceará)
Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão - Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)
16h às 22h: Espaço de Exposição

Quinta-feira, 30 de novembro
8h às 12h: Visitas Técnicas
14h às 16h: Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS com Cícero Ramos Peralta. (Heleni Queiroz Riginos, Especialista em Destinos Turísticos Inteligentes, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito) Fonte:G1

Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo - Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo).
16h às 22h: Espaço de Exposição

Serviço
13ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur)
Onde: Hotel Fazenda Portal de Gravatá | BR 232, s/n, Novo Gravatá
Quando: de 28 a 30 de novembro
Inscrições gratuitas: www.ruraltur2017.com.br
Inscrições para as visitas técnicas: ruraltur2017@pe.sebrae.com.br

Custo para visitas técnicas: R$ 40,00 por dia.