O
grupo se concentrou por volta das 9h na avenida Agamenon Magalhães, em frente
ao Classic Hall, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, e segue em carreata para
o Palácio do Campo das Princesas
Motoristas
de aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber, 99Pop e
Driver Go!, participam, nesta segunda-feira (30), de uma mobilização nacional
contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017, que será votado na próxima
terça-feira (31) no Senado Federal. O grupo se concentrou por volta das 9h na
avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Classic Hall, no Complexo de
Salgadinho, em Olinda, e chegou em carreata ao Palácio do Campo das Princesas
no início da tarde.
Todas
as capitais do País têm atos nesta segunda para pressionar os senadores de cada
Estado a votar contra o projeto. Segundo o diretor do Sindicato dos Motoristas
de Transporte Individual de Passageiros por Aplicativo de Pernambuco
(Simtrapli-PE), Thiago Silva, o projeto é nocivo aos motoristas e passageiros
pois é uma proibição ao funcionamento dos aplicativos.
“Eles
querem enquadrar a categoria de transporte privado individual de passageiros na
categoria de táxi. Ou seja, enquadrar carro particular em carro público, o que
vai de encontro ao sistema de mobilidade global”, afirmou. “Somos a favor da
regulamentação, mas somos contra o PLC, pois é um projeto completamente
distorcido”, completou.
O
grupo quer pressionar o governador Paulo Câmara a forçar a bancada de
Pernambuco a votar contra o projeto. “Entramos em contato com o Palácio e a
expectativa é de que o governador nos receba para conversarmos sobre a pauta”,
contou o diretor do sindicato. “Se eles aprovarem o projeto, podemos
sacramentar a proibição dos aplicativos no Brasil”, alertou Thiago Silva.
O
diretor destaca a redução nos debates sobre o tema com a votação de urgência no
Senado. “Com a aprovação, a discussão é significativamente diminuída, pois o
que deveria passar por comissões temáticas e demoraria mais ou menos um ano e
com muitas pessoas foi reduzido a uma semana”, finalizou.
Usuária
dos aplicativos de transporte, Flávia Falcão comenta que os aplicativos
permitiram ao cidadão escolher a melhor opção para se deslocar pela cidade. “Na
época do Carnaval pegar um táxi sempre foi dificílimo, eles sempre negavam
corrida para perto e muitas vezes desligavam o taxímetro e diziam o valor que
iriam cobrar”. “É um retrocesso esse projeto de lei que vai contra o que o
consumidor brasileiro quer, que é mais liberdade de escolha”.
Alternativa
A
proposta de regulamentação da categoria é enquadrar os veículos na categoria de
particular e seguir o modelo que já existe em São Paulo e Brasília. Nessas
cidades, os motoristas são identificados, o que traz mais segurança para os
passageiros. O recolhimento ao INSS é outro ponto defendido pelos motoristas.
Projeto
No
último dia 24, o Senado aprovou a urgência do PLC. Caso vote a favor, seguirá
para a sanção presidencial. Se houver modificações no texto, o projeto volta
para a Câmara. O PLC prevê a exigência de "autorização específica emitida
pelo poder público municipal", regra comum dos táxis.
Fonte: FolhaPE