Notícias

6/recent/ticker-posts

Ministro da Educação, Mendonça Filho inaugura campus do IFPE no Sertão


O ministro da Educação, Mendonça Filho, inaugurou, hoje, a sede definitiva do campus Santa Maria da Boa Vista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Orçada em R$ 10.818.786,47, a expansão da Rede Federal que contemplou a unidade foi anunciada em 2011. A construção do prédio atual começou em fevereiro de 2014 e as atividades, em instalação provisória cedida pela prefeitura local, iniciaram em agosto do mesmo ano. 
Mendonça Filho disse que tem se dedicado muito à educação no Brasil – desde as creches que estavam paralisadas e estão sendo retomadas, a educação infantil, o ensino fundamental em parceria com vários municípios, passando pelo ensino médio. “Este é um campus que vai mudar a cara de Santa Maria. Eu quero que o prefeito e a comunidade aproveitem essa oportunidade”, afirmou o ministro. 
Além do valor da obra, o MEC liberou também, via TED e já na gestão de Mendonça Filho, outros R$ 2.890.479,84, para aquisição de equipamentos e mobiliário para o campus.
O local tem capacidade para atender até 1,2 mil alunos. Hoje, a unidade no sertão pernambucano conta com cerca de 250 alunos, sendo regulares e em cursos de formação inicial e continuada (FIC). Além de Santa Maria da Boa Vista, o campus beneficia também os municípios de Orocó, Lagoa Grande e Cabrobó. “A gente tem aqui o potencial de abrigar até 1,2 mil estudantes e temos que acolhê-los com carinho e com qualidade técnica. Isso vai mudar a realidade de vida desses jovens”, completou Mendonça Filho.
Emocionada, a reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras Camelo, disse que o campus é a realização de um sonho. “Hoje é um dia muito importante, não só para a cidade de Santa Maria da Boa Vista, mas para todo o nordeste brasileiro”, afirmou a reitora. “Com a inauguração do campus, estendemos nossa área de atuação e passamos a atender 75 municípios do Nordeste”, completou Maria Leopoldina.
Já o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, se mostrou feliz em testemunhar esse grande investimento por parte do governo federal na região do sertão pernambucano. "Recebemos hoje o maior empreendimento que Santa Maria da Boa Vista já teve em toda a sua história. Esse campus não é só da nossa cidade, mas de todos os municípios que vão se beneficiar com essa obra", agradeceu o prefeito.
Atualmente, o campus oferece os cursos de técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em segurança no trabalho e técnico em manutenção e suporte em informática. O objetivo é que cursos de ensino superior estejam disponíveis para os alunos em 2019.
Estrutura – Distante 611 quilômetros de Recife, o campus tem 5.577,39 m² de área construída, com 12 salas de aula, laboratórios de física, matemática, biologia, química e línguas, dois laboratórios especiais, cozinha, refeitório, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, ambientes administrativos e estacionamento.

A sede provisória funciona no centro de Santa Maria da Boa Vista e conta com três salas de aula, um laboratório de Informática, uma sala de secretaria acadêmica, uma sala para coordenação pedagógica, uma sala para administração e planejamento e uma para a gestão do campus.