Notícias

6/recent/ticker-posts

Minha cidade é linda


Lajedo, no Agreste pernambucano, a 196 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog, que mostra a Igreja Matriz de Santo Antônio, fundada em 1941. A Matriz e a praça em sua frente integram os atrativos turísticos mais importantes da cidade.

Lajedo teve sua origem a partir da interiorização da atividade pecuária, responsável pelo surgimento de fazendas nessa região do agreste do Estado. O desbravador da propriedade Cágado, Sr. Vicente Ferreira, instalou-se juntamente com seus filhos e escravos, e ficou conhecido como fundador da cidade. Mais tarde, em 1852, seu filho José Ferreira da Silva construiu a primeira casa e deu origem ao povoado de Santo Inácio dos Lajeiros.

Por volta de 1900, o povoado transformou-se em distrito do município de Canhotinho. O município de Lajedo foi criado pela lei Estadual nº 377 de 24 de dezembro de 1948, pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho.

O nome da cidade tem origem a partir da existência de “lajeiros” no seu entorno, área chamada de “Caldeirões”, que armazena água de chuva e que durante muito tempo abasteceu a cidade.

Além das praças e igrejas que compõem o turismo da cidade, Lajedo conta com o Centro Musical Sede, o Centro Artístico Cultural e o Estádio Clementino Lima. Fonte: Blog do Magno