CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Horário de verão começa em 10 estados e no DF; Pernambuco não adota



Horário de verão vai até 18 de fevereiro de 2018.

O horário de verão de 2017 começou à 0h deste domingo. Moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O estado de Pernambuco fica de fora e, com isso, fica uma hora a menos que o horário de Brasília.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.

Para os pernambucanos, há mudanças em alguns horários da TV Globo. O Bom Dia Pernambuco e o NETV 1ª Edição seguem no mesmo horário. A mudança fica com o Jornal Nacional, que passa a ser exibido às 19h30, logo após o NETV 2ª Edição. A novela Pega Pega é exibida, durante esse período, logo após o Jornal Nacional.

Os bancos na Região Metropolitana do Recife funcionam de 10h às 16h. A mudança, segundo o Sindicato dos Bancários, acontece no interior e na região estendida, onde o atendimento é adiantado em 60 minutos e fica de 9h às 15h.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aponta que os horários das passagens são impressos em hora local, por isso, mesmo que as companhias adiantem a partida das viagens saindo do Nordeste do país, o passageiro deve ficar atento ao que está impresso.

Pessoas inscritas em provas e concursos federais devem ficar atentas aos certames que seguem o horário de Brasília. Em Pernambuco, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por exemplo, será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, uma hora a menos do que a impressa no cartão.

Nas agências dos Correios de Pernambuco, não haverá mudança no horário de funcionamento, mas quem deseja enviar um Sedex ou serviços por meio aéreo e queira que a correspondência seja enviada no mesmo dia, deverá fazer o envio até as 15h. Segundo os Correios, o horário pode variar entre as agências.

Fim do horário?

O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade.

A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.

Nesse cenário, qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado. Fonte: G1