Notícias

6/recent/ticker-posts

Herança africana no Brasil é destaque na 26ª edição do FETEAG


Começa nesta quinta-feira (19) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a 27ª edição do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG). O evento é realizado pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA) e segue até o dia 29 deste mês, oferecendo espetáculos de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo.

No festival, também serão mostradas provocações cênicas da Alemanha, Suíça, Itália e África. A programação, totalmente gratuita e também contando com debates e seminário, ocupará não só o Teatro Rui Limeira Rosal, no SESC Caruaru, mas também espaços completamente alternativos, como casas e apartamentos residenciais, salões e associações de moradores de bairros periféricos e de distritos da Zona Rural de Caruaru, além do Marco Zero.

De acordo com o produtor executivo do Festival, Fábio Pascoal, esse ano, o FETEAG vai abordar a relação cultural herdada do Brasil pela África. Preconceitos, identidade, branquitude/negritude, ancestralidade e história são alguns dos assuntos em pauta nas peças e discussões programadas.

“O tema deste ano, Africanidade, trata da herança cultural negra presente na nossa sociedade, como uma das bases da formação do Brasil como Nação. O evento busca abordar temas complexos como preconceito e identidade, através dos espetáculos selecionados e dos debates promovidos", disse.

Ainda segundo ele, tudo vem na perspectiva de problematizar tais questões, devido ao festival de teatro. "Queremos é romper ‘caixinhas’ e discutir, fugindo do patrulhamento ideológico", diz. A cada edição do Festival, um recorte temático curatorial específico é traçado, sempre apostando em questões contemporâneas. O racismo tem sido assunto mais do que significativo para estes tempos tão obscuros.

São 36 anos desde a primeira edição do FETEAG, em 1981. Além de toda a programação ser gratuita, alunos de escolas da rede municipal de ensino da capital do Agreste serão levados a apreciar as peças infantojuvenis da programação, na Mostra Estudantil de Espetáculos.

Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir de 1h antes de cada sessão, mas é possível fazer reserva de entrada para a Mostra Profissional pelo site www.feteag.com.br. As inscrições para participar especificamente do espetáculo Brasil Em Casa: Home Visit Caruaru também devem ser feitas antecipadamente pelo site www.feteag.com.br.

Programação de espetáculos desta primeira semana em Caruaru:
Dia 19 de outubro de 2017 (quinta-feira), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Amêsa (Heloísa Jorge – Angola/Brasil)
Dia 20 de outubro de 2017 (sexta-feira), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Black Off (Ntando Cele – África do Sul) – *Com legenda em português

Dia 21 de outubro de 2017 (sábado), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)
Le Cargo (A Carga) (Faustin Linyekula – República Democrática do Congo)

Dia 22 de outubro de 2017 (domingo), às 16h, na Comunidade do Boi Tira-Teima
Contes et Legendes du Burkina Faso (Contos e Lendas de Burkina Faso) (François Moïse Bamba – Burkina Faso) – *Com tradução simultânea para o português por Laura Tamiana. Haverá apresentação do Boi Tira-Teima na sequência.
Dia 22 de outubro de 2017 (domingo), às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)

Branco – O Cheiro do Lírio e do Formol (Alexandre Dal Farra e Janaína Leite – São Paulo/SP) Fonte:G1