Notícias

6/recent/ticker-posts

Hemope registra redução na coleta de sangue e convoca população para fazer doações

De acordo com a gerente do Hemocentro do Recife, Ana Sena, desde agosto deste ano, houve queda de 20%, o que provocou déficit de 30% nos atendimentos às unidades de saúde.


Fundação Hemocentro de Pernambuco (Hemope) convocou, nesta quarta-feira (18), a população para doar sangue. As unidades registraram queda do número de doadores em virtude de feriados prolongados e datas comemorativas. A gerente do Hemocentro do Recife, Ana Sena, informou que, desde agosto, houve redução de 20% nas coletas, o que provocou um déficit 30% nos atendimentos às unidades de saúde.
Segundo ela, o estoque do Hemope está crítico e necessita de uma resposta rápida da população. Neste momento, alerta Ana Sena, todos os tipos sanguíneos são importantes. No site do Hemope, é possível conferir a situação do estoque. Os tipos A positivo, B positivo e B negativo, além de O negativo e AB positivo encontram-se com nível baixo.
O Hemope fornece hemocomponentes para os hospitais da rede pública, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. O doador pode ir ao Hemope de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800.081.1535.
Perfil
Podem comparecer ao Hemope jovens que tenham 16 anos completos. Todos devem estar acompanhados de responsável legal. A idade máxima é de 69 anos, desde que não seja primeira doação. É obrigatória a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto. A ação dura, em média, 50 minutos.
Além do hemocentro do Recife, localizado no bairro do Derby, na capital, os interessados podem realizar a doação também em unidades em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada.
Fonte: G1