Notícias

6/recent/ticker-posts

Gestores de 40 municípios participam do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista




Prefeitos recebem homenagem por projetos inovadores na região; Especialistas destacam potencial da Internet das Coisas na gestão

Vinhedo recebeu nesta quinta-feira (28), no Ceprovi, prefeitos, gestores e vereadores da região para  tratar de informatização dos serviços públicos e formas de atender melhor a população por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. O I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, reuniu representantes de 40 municípios, interessados em conhecer modelos e soluções visando eficiência de gestão.


Segundo o Vereador João Tosi, o Fórum foi muito produtivo, inovador e incentivador, saber que nossos vizinhos estão investindo e desenvolvendo tecnologia dentro prefeituras para poder melhor a gestão pública, melhorar a utilização dos recursos públicos e a vida do cidadão. Exemplos que podemos seguir.


A redução de custos é um dos principais pontos positivos ao se investir em tecnologia, na opinião do prefeito anfitrião, Jaime Cruz. Com uma grande estrutura e resultados positivos através da implantação do projeto SIM Vinhedo Digital, o município já se prepara para receber aplicações de Internet das Coisas, conceito que já é considerado o próximo marco da revolução tecnológica no mundo. “Investir em tecnologia vai resultar em economia financeira e dar uma cara nova para a cidade. Nós estamos otimizando serviços. O cidadão quer soluções práticas e a tecnologia é uma ferramenta que pode nos ajudar”, disse o prefeito, ressaltando os ganhos em desburocratização dos processos, por exemplo, após a adoção do cartão do cidadão, que reúne em uma única base de dados as informações do cidadão para atendimento nas diversas secretarias municipais.

A integração de sistemas é outro ponto essencial que deve ser observado pelas Prefeituras ao se implantar determinada iniciativa, na visão de especialistas no evento. O assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luís Ramos, também observa o potencial das cidades digitais para o desenvolvimento local, fomentando a economia criativa. “Permite que a população se aproprie dessa tecnologia e possa encontrar novas formas, por exemplo, de divulgar seus trabalhos. Essa interação é muito importante, pois também permite a participação da população na gestão e o poder público, por outro lado, tem essa questão principal de eficiência e economia de recursos”, analisa.

Projetos Inovadores – Os prefeitos de Campinas, Indaiatuba, Elias Fausto, Nova Odessa, Porto Ferreira, Santo Antônio de Posse, Socorro e Vinhedo foram homenageados durante o Fórum pelos investimentos em TIC e pelo volume de propostas no setor colocadas, ainda enquanto candidatos, nos planos de governo protocolados juntos ao TSE, no ano passado.

Para o diretor da RCD, José Marinho, o número de propostas (na mesorregião de Campinas 80% dos prefeitos colocaram ações em tecnologia para melhorar algum setor da administração pública) reforça a necessidade das cidades incluírem, cada vez mais, no planejamento estratégico o uso de TIC visando desenvolvimento socioeconômico. “O principal objetivo com tudo isso é melhorar a vida das pessoas, facilitar o dia a dia por meio dos processos eletrônicos. Uma cidade conectada gera mais recursos, atrai mais investimentos e atende melhor o cidadão”, comenta o diretor da RCD.

Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, os investimentos em tecnologia contribuem para que a cidade apareça entre os menores índices de violência do país, com população com mais de 100 mil habitantes. São mais de 900 câmeras integradas na infovia digital. “Indaiatuba está entre as 30 cidades mais conectadas do país. Temos quase 200 km de fibra óptica e um dos menores índices de criminalidade através do sistema de monitoramento”, conta o prefeito.          

O I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista teve o patrocínio máster da Mitra Sistemas, ouro da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio do Intercity Hotéis. Fonte: Itupeva Agora