Notícias

6/recent/ticker-posts

Fifa discutirá reconhecer Flamengo, Grêmio e Santos como campeões mundiais


O Conselho da Fifa vai definir no próximo dia 27 se os campeões da Copa Intercontinental, torneio entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões, podem ser considerados como donos de um título mundial. A competição foi realizada de 1960 a 2004 e teve entre os brasileiros vencedores o Flamengo de Zico, Grêmio de Renato Gaúcho, Santos de Pelé e São Paulo de Raí. 

A reunião do antigo Comitê Executivo - agora denominado Conselho da Fifa - está marcado para o próximo dia 27, na Índia, um dia antes da final da Copa do Mundo Sub-17. A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. A reunião contará com o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, e mais três representantes sul-americanos.

A vontade da legitimação da Copa Intercontinental tem relação com a intenção de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a ser realizada. A Fifa deve transformar seu Mundial de Clubes numa competição de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que será extinta. A mudança deve ser somente a partir de 2021.

Além da competição realizada pela Fifa em 2000 e vencida pelo Corinthians, os mundiais reconhecidos pela entidade são somente os que foram realizados de 2005 em diante. Além do clube paulista, Internacional e São Paulo foram os brasileiros campeões. Em 2007, o Palmeiras adquiriu um documento de reconhecimento da entidade pelo título da Copa Rio de 1951 (e conquistada pelo Fluminense no ano seguinte). Essa competição, porém, não está na pauta da reunião.

Caso os brasileiros sejam confirmados como campeões mundiais, o Tricolor paulista será o clube do país com mais títulos mundiais, com três conquistas (1992, 1993 e 2005). Santos (1962 e 1963) empataria com o Corinthians (2000 e 2012), e Flamengo (1981) e Grêmio (1983) igualariam o Internacional (2006). Fonte:GE