Companhias de soluções
tecnológicas miram em ganhar escala ofertando o serviço para pequenos e médios
negócios
O uso de inteligência
artificial já é realidade no Brasil. Empresas como Fleury, Bradesco e BRF já
usam a tecnologia para melhorar a produtividade de seus negócios. Agora,
companhias de soluções tecnológicas miram em outro objetivo: ganhar escala
ofertando o serviço para pequenos e médios negócios.
A Totvs e a Salesforce
lançaram, no primeiro semestre deste ano, programas de inteligência que
oferecem análises de dados para todos os clientes que já usavam algum tipo de
plataforma da empresa, chamados Einstein e Carol. O Watson, tecnologia da IBM
que se assemelha à Siri, da Apple, já era oferecido em sua versão básica desde
2015.
Com os serviços, o dono de um
pequeno restaurante pode, por exemplo, usar a ferramenta para descobrir se
algum dos seus pratos precisa ser descontinuado ou se deveria aumentar o preço
das bebidas. Com o mesmo software, uma universidade é capaz de identificar
quais alunos têm maior probabilidade de evasão.
"A Inteligência
Artificial te fala como está sua performance em relação aos seus concorrentes e
o que você deve fazer para melhorar: produtos que deve vender, promoções"
explica Vicente Goetten, diretor do laboratório de inovação da Totvs no Vale do
Silício.
Segundo Goetten, os pequenos
negócios sempre tiveram uma demanda muito grande por dados para elaborar uma
gestão estratégica, mas, antes da inteligência artificial, esse tipo de
ferramenta era inacessível. "É muito caro você montar um time de ciência
de dados", diz.
Custos
Para baratear a inovação, as
empresas têm apostado em modelos de negócio flexíveis. Uma medida importante
foi o desenvolvimento de sistemas comerciais que fazem a cobrança por uso. Nas
três empresas consultadas, a inteligência em seu modelo mais básico é oferecida
sem custo adicional para o cliente.
Um empresário que possui uma
plataforma CRM da Salesforce, usada para relacionamento com consumidores, pode
acessar o assistente sem custo para obter análise de dados gratuita, com um
limite de quantidade de dados.
Caso veja retorno, ele tem a
opção de contratar planos cobrados por volumes, a preços de vão de US$ 40 a US$
4.000 por mês. O modelo também é usado pela Totvs e pela IBM, que não
divulgaram valores dos planos.
"A plataforma consegue te
acompanhar. Conforme você vai crescendo, tem mais dados, e o valor vai
mudando", explica Goetten.
Acesso remoto
Outro ponto em comum é que os
serviços são oferecidos por computação em nuvem -acessados remotamente a partir
de um computador. Um dos motivos pelo qual o acesso remoto é importante é que
com a nuvem, as pequenas empresas não precisam acionar um time tecnologia ou
possuir um servidor próprio para ter acesso à inteligência.
Fonte: FolhaPE