Notícias

6/recent/ticker-posts

Barragem Ipaneminha sai do colapso após seis anos e volta a abastecer Alagoinha


O município de Alagoinha, no Agreste, voltará a receber água pela rede de distribuição. É que a barragem Ipaneminha saiu do colapso após seis anos de seca, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Para levar água às torneiras dos 15 mil moradores de Alagoinha, a Companhia realizou ações de recuperação das unidades do sistema de abastecimento do município. Apesar do reservatório de Ipaneminha, única fonte hídrica local, ter sido beneficiada com as chuvas registradas no inverno deste ano, não foi possível retomar com a distribuição de água de imediato.

"Como passamos muitos anos sem operar o sistema, vários componentes precisavam de reparos ou substituição de equipamentos, e foi preciso executar uma série de intervenções para a retomada da distribuição de água na cidade", explicou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito. A fase de pré-operação do sistema está prevista para iniciar na sexta-feira (27).

O gerente explicou que nesta fase de pré-operação é comum a ocorrência de vazamentos e, consequentemente, a suspensão do abastecimento para a realização dos serviços de reparo das tubulações. A expectativa é que o município será atendido, inicialmente, com um calendário de 3 dias com água e 27 sem. Fonte: G1