Notícias

6/recent/ticker-posts

Atualidades Enem: como se manter em dia com os assuntos da prova


Candidatos precisam se informar sobre as principais notícias do ano para se preparar para o exame

Se você está se preparando para o Enem, sabe que é fundamental ficar ligado nos jornais. Apesar do conteúdo programático do exame não incluir exatamente o tópico “atualidades”, as provas dos últimos anos têm apresentado questões relacionadas a temas recorrentes nos noticiários nacional e internacional.

Os assuntos de cotidiano podem aparecer de diversas maneiras: de forma mais explícita, questionando o candidato sobre conhecimentos específicos relacionados ao tema em questão, ou como pretexto para introduzir algum conteúdo da matéria. “A abordagem é muito diversa. O candidato precisa saber estabelecer relações entre questões da atualidade e o conteúdo do Ensino Médio, que é cobrado na prova”, afirma o coordenador de História do Grupo Etapa, Thomas Wisiak.

Para estarem atualizados, é importante que os alunos escolham uma fonte de informação confiável e acompanhem as notícias diariamente. Wisiak lembra que, com a quantidade de notícias falsas que circulam pela internet, é muito arriscado tomar como verdade tudo o que se lê online. O professor ainda lembra que os candidatos devem distinguir as redes sociais (que fazem circular muita informação) dos meios que efetivamente produzem as notícias.
“O jornal de grande circulação e os seus respectivos sites seguem certas regras de produção que aumentam a confiança na notícia divulgada. É fundamental escolher uma fonte em que é possível verificar de que forma a notícia foi obtida, quem está escrevendo, de onde vem aquela informação e quem é o responsável pela divulgação”, diz Wisiak.

Os estudantes podem inclusive buscar sites de serviços que ajudam a checar notícias reais. Mais do que acompanhar os fatos, para um vestibulando também é importante ler as análises feitas sobre esses assuntos. Em um artigo, por exemplo, encontramos maior profundidade de dados e informações sobre determinado tema. Isso cria um nível maior de reflexão sobre o assunto e ajuda a estabelecer relações com o conteúdo estudado.

Confira mais dicas para se manter atualizado:

Crie o hábito de consultar uma fonte de informação confiável, como um jornal ou site de notícias, diariamente. Caso opte por uma publicação semanal, é importante que ela traga um bom resumo dos acontecimentos do período;

Se tiver mais tempo disponível, eleja diversas fontes de informação e varie a consulta de tempos em tempos. Assim, você consegue ter perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto;

Escolha um meio de informação estrangeiro que pode trazer um olhar mais abrangente sobre as notícias internacionais;

Se você não conseguiu acompanhar os principais acontecimentos do ano e quer correr atrás do prejuízo, procure fontes de informação que apresentam balanços e dossiês sobre os assuntos de maior destaque. Dos vários temas abordados, verifique com quais você tem familiaridade e os que merecem uma pesquisa mais aprofundada. Fonte: G1