Notícias

6/recent/ticker-posts

Aos 62 anos, idosa com três graduações se prepara para fazer prova do Enem em Caruaru: 'A gente nunca deve parar'


Maria Macário de Melo tem 62 anos e está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Residente em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ela sonha em ter o curso de direito como quarta graduação no Ensino Superior, e afirma que a vontade de adquirir conhecimento continua a mesma de quando era jovem.

"A gente nunca deve parar. E, quando pensarmos em parar, devemos nos renovar. Renovando o conhecimento, você se sente mais jovem, mais integrada na sociedade", ressaltou a idosa.

Quando acompanha a neta até a escola onde a adolescente cursa o 3º ano do Ensino Médio, a idosa aproveita para estudar na biblioteca da instituição de ensino. Sozinha com os livros, Maria se sente à vontade e tenta se manter atualizada sobre os assuntos que vão cair no Enem.

No colégio onde a neta estuda, a aposentada se tornou inspiração para os jovens. "É muito importante ela estar aqui, nesse ambiente, para mostrar a essa juventude que não existe momento para parar. Sempre é tempo de estudar e aprender", enfatizou o coordenador pedagógico Renato Santos.

A idosa diz que com os livros, o tempo passa e ela nem percebe. Estudar sempre foi uma diversão para a aposentada. As fotos e os diplomas que colecionou durante os anos revelam a personalidade de alguém movido por paixão pelo saber. Fonte: G1