Notícias

6/recent/ticker-posts

Alto do Moura vai receber Festa Literária


Entre os dias 12 e 13 de outubro, Caruaru, no Agreste, vai receber rodas de leitura, exposições e apresentações artísticas, com a realização da primeira Festa Literária do Alto do Moura (FLAL), evento organizado pela Biblioteca Comunitária do local, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo.

A FLAL terá como homenageados a poetisa Regilda Pereira e o poeta-artesão Antônio Rodrigues, ambos moradores do bairro. A abertura oficial do evento será na quinta (12), a partir das 10h, na Praça do Artesão, com literatura de cordel e apresentação de grupos culturais do local.

Já às 11h, na sede da Associação dos Artesãos e Artesãs em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM), haverá exibição de documentários. Ainda na ABMAN, a partir das 13h, haverá contação de histórias, oficina de livros e apresentação de breakdance.

A programação segue, também, na Praça do Artesão, a partir das 14h, com apresentação de hip hop e mais contação de histórias. A partir das 17h, a Casa di Lúcio será o espaço para uma conversa com os artistas ilustradores Rodrigo Pescador e Eduard Dessay, da exposição Um Olhar Transatlântico, além de recital musical de poesias.

Na sexta (13), a programação começa às 10h, na ABMAM, com oficinas e apresentação de capoeira. Às 14h, na Praça do Artesão, haverá roda de leitura, exposição, conversa com a autora Íris Marcolino e bate-papo sobre escola e biblioteca comunitária. Além dessas ações pontuais, haverá exposição permanente e sebo de livros na Praça do Artesão e exposição na Casa di Lúcio.

Segue a programação completa
Quinta-feira - 12/10
Local: Praça do Artesão
10h - Abertura Oficial da 1ª FLAL – Saudação com literatura de cordel e apresentação dos grupos culturais do Alto do Moura.
Local: Associação dos Artesãos e Artesãs em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM)
11h - Exibição dos documentários: Arte é para todos; Entre bonecos e bonecas; e Mestre Vitalino, coordenado por Darllan Rocha (Projeto Inventário do ofício dos artesãos e artesãs do barro do Alto do Moura - Funcultura)
13h - Contação de história com o Grupo Grão de Histórias (Recife): Histórias Daqui e de Lá.
14h - Oficina de livros cartoneros com Candeeiro Cartonera (Caruaru)
14h30 - Apresentação de Breakdance com Master Conexão Crew e o artista de rua Maicon (Taquara- Caruaru)
15h - Festa /Lanche Coletivo em homenagem ao dia das crianças, promovida pela família do Mestre Severino Vitalino (Alto do Moura- Caruaru)

Local: Praça do Artesão
14h- Contação de história com o Grupo Cia Agora Eu Era (Recife) e Júlia Sol (Recife)
14h30 – Apresentação de Hip Hop do Projeto Crer & Ser
15h - Festa/Lanche Coletivo em homenagem ao dia das crianças, promovida por Ana Paula Maciel (Alto do Moura- Caruaru)
Local: Casa di Lúcio
17h - Conversa com os artistas ilustradores Rodrigo Pescador e Eduard Dessay, da exposição Um Olhar Transatlântico - Un Regard Transatlantique, coordenada por Reginaldo Pereira (Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares- Recife)
20h - Recital Musical de Poesias

Sexta-feira - 13/10
Local: Clube da Associação dos Artesãos e Artesãs em Barro e Moradores do Alto do Moura ( ABMAM)
10h- Oficina1: Sussurros poéticos com Grupo RELEITURA (Recife)
10h – Oficina 2: Tapete de histórias com Grupo RELEITURA (Recife)
10h- Oficina 3: Breakdance com Master Conexão Crew e o artista de rua Maicon (Taquara/ Caruaru)
11h- Capoeira com Mestre Positivo (Alto do Moura/ Caruaru)
Local: Praça do Artesão
14h - Livros em Movimento - A itinerância da leitura em exposição, coordenado por Ana Dourado (Secretária Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru)
14h30 - Roda de Leitura do livro Bichos Vermelhos, com a autora Lina Rosa (Recife)
15h - Conversa com a autora do livro Os Poemas do Poeta que Esquecia, com Íris Marcolino (Alto do Moura/Caruaru)
16h- Bate-papo sobre Escola e Biblioteca Comunitária: uma rede em diálogo, com Ester Rosa (UFPE/ CEEL-Recife), Ana Dourado (Secretária Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru) e Maria Emília Lins e Silva (UFPE/CEEL- Recife)
17h- Encerramento

Visitação Permanente
Exposição Aberta com as obras dos artesãos do Alto do Moura
Local: Praça do Artesão
Data: 12 e 13/10/2017
Exposição aberta Um Olhar Transatlântico - Un Regard Transatlantique, com Rodrigo Pescador e Eduard Dessay, coordenado por Reginaldo Pereira (Biblioteca Comunitária Carangueijo Tabaiares- Recife)

Local: Casa di Lúcio
Data: 12 e 13/10/2017
Sebo/Doação de Livros para a Biblioteca Comunitária do Alto do Moura
Local: Praça do Artesão

Data: 12 e 13/10/2017Fonte:G1