Notícias

6/recent/ticker-posts

Pesqueira realizará Simpósio, participem!


Devido à grande quantidade de crianças atendidas com patologias neurológicas e ao atrasos no desenvolvimento motor normal em Pesqueira, a prefeitura se preocupou em capacitar os profissionais do município e região, que acolhem essas crianças, promovendo um simpósio de capacitação gratuita para os profissionais de saúde. Será um dia de palestra e demonstração pratica com a técnica mais eficaz para o desenvolvimento neurológico funcional.

Com o apoio do deputado João Eudes e a instituição PODE, o simpósio terá como principal palestrante a médica alemã Monika Müller, introdutora do conceito Bobath no Brasil, além de outros palestrantes que abordarão temas nas áreas de neurodesenvolvimento.

Tema do simpósio: "Uma Visão Sistemática Sobre Neurodesenvolvimento Diagnóstico e Intervenções".

IMPORTÂNCIA DA TÉCNICA
Esse tipo de técnica enfatiza a inibição/integração de padrões posturais primitivos, promove o desenvolvimento de reações posturais normais e tem como meta a normalização do tônus anormal. É dirigida para a melhora da função motora.


“O Conceito Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação, para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento), funções sensoriais perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema Nervoso Central”. (Mayston, EBTA 2004).