Notícias

6/recent/ticker-posts

Diretor de Tecnologia da Prefeitura de Belo Jardim é aprovado para teste de segurança das urnas eletrônicas no TSE


Se tem algo de que nós brasileiros podemos nos orgulhar é de sermos o primeiro país no mundo a possuir um sistema de eleições 100% eletrônico usado massivamente a partir de 1996 no brasil.

Como forma de garantir a segurança e transparência da votação a todos os eleitores, o tribunal superior eleitoral promove desde 2009 o teste público de segurança do sistema eletrônico de votação quem tem por finalidade fortalecer a confiabilidade da apuração dos votos, aprovado em 2015 pela resolução 23.444 como procedimento obrigatório antes de todas as eleições.

Esse ano temos a honra de contar com a participação do especialista em Segurança Cibernética e Diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura municipal de Belo Jardim Jack Silva, que foi aprovado a nível nacional e esta entre os 17 pré-inscritos o qual  irá representar o estado de Pernambuco e apresentar um plano de ataque técnico que objetiva simular, devidamente amparado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos, para uma possível quebra ou falha de segurança do processo eletrônico.

O TPS 2017 ocorrerá em um espaço preparado exclusivamente para ele, na sede do Tribunal Superior Eleitoral nos dias 28, 29 e 30 de novembro em Brasília, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras.

Os investigadores selecionados para participar terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Além disso, o TSE fornecerá o acesso ao código-fonte do sistema, primeiro passo para adentrar na tecnologia.