Notícias

6/recent/ticker-posts

A César o que é de César, os 40 dias de governo de Francisco Hélio


         Tenho recebido, em minhas redes sociais, centenas de mensagens de amigos pedindo para que eu analise os 40 dias de governo de Hélio dos Terrenos. Já disse e repito; toda vez que olhamos a política fazemo-lo com as lentes das paixões ideológicas, e por conta disto, agregamos estas paixões partidárias para o lado A, ou para o lado B. Despir-se dessa prática já enraizada em nós não é tarefa fácil, porém tentemos.

         Por 12 anos fomos governados por um só homem; some-se 4 do mesmo grupo ao qual este homem pertencia. Em 12 anos (4+4+4+ 5 meses) pessoas foram demitidas, perseguidas e humilhadas. Por 16 anos vimos a educação de nossa cidade descer a níveis medíocres de aproveitamento estadual e nacional, crianças foram obrigadas a comer merenda roída por ratos, falta de material escolar, água, fardamentos e professores mal remunerados.

         Em 16 anos nosso único hospital foi fechado, médicos demitidos, faltou medicamentos no hospital e nos postos de saúde, ficamos sem ambulância e pessoas morreram sem atendimento. Estamos há três anos sem matadouro público, há 4 anos sem uma central de abastecimento decente. Sofremos por anos e anos sem iluminação pública e com a falta de segurança.

         Vivemos 16 anos sobe as ordens de um homem que foi condenado pela justiça por improbidade administrativa (eufemismos para roubo), que responde por mais 20 processos da mesma natureza, que devastou as contas públicas por anos e anos, que tem, hoje, um patrimônio declarado de mais de 2 milhões de reais, que enriqueceu dezenas de secretários e diretores, comprou meio mundo de políticos e adversários. Um homem que conseguiu fazer com que seu próprio povo tivesse vergonha se sua terra.

         Não! Não, caros amigos leitores, não é possível desfazer em 40 dias 16 anos. É pouco tempo para as muitas desgraças que estão e durarão impregnadas em nossa cidade. É preciso dar tempo ao tempo, não será um trabalho fácil refazer esta cidade, nem pra Hélio nem para nenhum outro, é preciso despojar-se das paixões partidárias e dá a Cesar o que é de César.

Ante tantas incertezas, só uma certeza há; quando mais gente ajudar, mais rápido sairemos dessa situação.

Texto: Dr. Evandro Mauro.