Notícias

6/recent/ticker-posts

Se Liga! Frei Damião foi um personagem influente na história religiosa e política de Belo Jardim!

Sobre Frei Damião: Foi um personagem influente na história religiosa e política de Belo Jardim. Muitos políticos como Zé Mendonça e Cintra Galvão buscavam sua bênção antes das disputas eleitorais acirradas, o prestígio do Frade era tanto que ambos os adversários mandavam confeccionar calendários com as fotos ao lado do Frei.     
Segundo relatos certo dia Frei Damião disse a Cintra Galvão que o mesmo só perderia eleição quando o Frade morresse. Coincidência ou não, o grupo do ex-prefeito Cintra só veio conhecer derrota depois da morte do Frei, confirmando assim sua profecia.    
Nascido na Itália, filho de camponeses. Chegou a lutar na Primeira Guerra Mundial, tendo se formado em Teologia chegou a lecionar.    

Transferiu-se para o Brasil na década de 1930. Foi na cidade de Gravatá que celebrou sua primeira missa, porém foram as "santas missões" que lhe deram notoriedade.  Morreu aos 99 anos.    

Atualmente em Belo Jardim há um Bairro e um Memorial em fica em Vila de Santa Luzia, uma vila, próxima a Água Fria, em homenagem ao frade capuchinho. Fonte: Belo Jardim Histórico