Notícias

6/recent/ticker-posts

Se Liga! Ex-prefeito Pedro Moura Junior foi o idealizador e criador da bandeira de Belo Jardim, PE

Bandeira de Belo Jardim     
Lagoa do Capim, Tambor, Bitury, vida e sonho do verde tomando o Agreste, Belo Jardim, acolhedor de coronéis e homens vindos de toda parte.      

As águas cristalinas do Riacho das Flores e a fertilidade abundante, a beleza de suas formas, têm o poder de atrair pessoas para aqui, construíram o progresso da terra. A poesia do lugar fala muito alto aos olhos e coração de todos que aqui chegam.   

Com o passar do tempo, chegou o trem, o automóvel, escolas, bandas de músicas, emancipação política, feira, festas, enfim, o desenvolvimento. Nada passou despercebido, com o decorrer do tempo, o catolicismo, o Evangelho e a sua força para os fiéis.   

Com o crescimento, Belo Jardim precisava de uma bandeira, símbolo maior de suas lutas e suas glórias. Um pavilhão que permanecesse a tremular o verde de suas matas, a brancura dos líricos, a pura água do Bitury, para mostrar bem alto ao Brasil e ao mundo a existência de uma terra tão hospitaleira e harmoniosa. Ela representa nossa terra, nossa gente, nossos costumes e nossas bravas tradições.   
Pedro Moura Júnior, seu idealizador e criador, vindo de Vitória de Santo Antão, criador de riquezas e de progresso, poeta, ecologista, Amante das orquídeas e do belo. Chegou a estas placas em 1923, foi prefeito municipal do município em 1936. Durante a sua gestão idealizou a Bandeira de Belo Jardim, que permanece inalterada até os dias atuais.   

Homem simples, que demonstra sua grandeza de espírito pelo grande amor que cultiva pela natureza, aliado ao seu espírito de progresso, que conduziu nossa comunidade aos destinos da industrialização, fator que destaca Belo Jardim no Estado de Pernambuco.


Pedro Moura Júnior
Autor da Bandeira de Belo Jardim