CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Projeto 'Cinesolar' leva exibição de filmes gratuita e sustentável para Caruaru


O Cinesolar, projeto itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, desembarca nesta quarta-feira (30) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Serão exibidos a partir das 18h30 curtas com a temática da sustentabilidade e às 19h30 o longa-metragem “Cine Holliúdy”. As 19h15 acontece uma apresentação do grupo Maracatu Mirim. A entrada é gratuita.

A programação vai acontecer na Praça do Artesão, no Alto do Moura. Em caso de chuva, será no Clube dos Artesãos, ao lado do campo de futebol. O local para a exibição é montado a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica.

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

No período da tarde, das 14h às 17h, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a 30 alunos de 12 a 14 anos da Escola Municipal Mestre Vitalino. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

Durante as sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Serviço
Cinesolar em Caruaru
Quando: Dia 30 de agosto, quarta-feira
Local: Praça do Artesão, no bairro Alto do Moura. Em caso de chuva, será transferido para o Clube dos Artesãos, ao lado do campo de futebol
18h30 – Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora
19h15 - Apresentação do grupo “Maracatu Mirim”
19h30 – “Cine Holliúdy” (91min) Fonte: G1