Muito esforço, prática e
dedicação. Foi através dessa conduta que 844 alunos pernambucanos da Rede
Estadual de Ensino foram premiados na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2016. Nesta edição, o empenho
dos jovens resultou em 75 medalhas para o Estado, entre ouro, prata e bronze. A
solenidade de premiação regional, realizada, nesta terça-feira (15.08), no Centro
de Convenções de Pernambuco, contou com a presença do governador Paulo Câmara,
de familiares dos participantes e da comunidade escolar. A OBMEP contempla as
unidades municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao
9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.
“A gente tem certeza de que
Pernambuco já avançou muito na educação, e que ainda tem muito o que melhorar.
Mas eventos como este e motivação como esta ajudam a valorizar o empenho desses
jovens e a motivá-los a querer sempre mais. São os jovens que vão transformar o
futuro de Pernambuco através da educação. Eu tenho muita esperança nas novas
gerações, nesses jovens pernambucanos e brasileiros que vão fazer, através do
seu esforço e dedicação, a diferença pra um Brasil melhor para todos”,
ressaltou o governador. Paulo também fez questão de parabenizar cada um dos
premiados: “Todos estão de parabéns. Continuem estudando, acreditando nos seus
sonhos. E nos ajudem a transformar a nosso País", conclamou.
Também são premiados pela
Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se
destacam em virtude do desempenho dos alunos. Em Pernambuco, 16 estudantes
foram agraciados com medalha de ouro (três da rede estadual), 47 receberam
medalha de prata (14 da rede estadual) e 114 foram premiados com medalha de
bronze (58 da rede estadual). Outros 1.219 estudantes receberam menção honrosa,
sendo 769 estudantes de escolas estaduais. Foram homenageados, ainda, 24
professores, 29 escolas e dois municípios pernambucanos (Quixaba e Brejinho).
Para incentivar a
participação, a OBMEP produz e distribui material didático, oferece bolsas de
iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e
secretarias. A disputa nacional foi idealizada pelo ex-ministro de Ciência e
Tecnologia e ex-governador do Estado Eduardo Campos, em 2005. Desde a primeira
edição da Olimpíada, os estudantes da rede estadual de educação vêm se
destacando na competição. Em 2005, foram 22 medalhistas pernambucanos.
O secretário estadual de
Educação, Fred Amâncio, destacou o papel fundamental dos professores no
estímulo ao estudo da matemática e, principalmente, para bom desempenho escolar
desses estudantes. “É muito importante esse trabalho que estimula o estudante a
se desenvolver, a gostar da escola. E isso não diz respeito a apenas passar o
conteúdo. Educar é muito mais que isso; é preparar os estudantes e estimulá-los
para novos desafios. E eu acho que um trabalho como esse cumpre esse papel de
não apenas desenvolver o estudo da matemática, mas de estimulá-los a
desenvolver o aprendizado como um todo. E dessa forma, estamos contribuindo
também para a melhoria da educação do nosso Estado", disse.
Entre os premiados, estava o
aluno Bruno Henrique, de 14 anos. Matriculado no 8° ano da Escola Dr. Adilson
Bezerra de Souza, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, ele exibia com
orgulho o certificado da medalha dourada. “Eu sempre gostei de matemática, e
quando se gosta é mais fácil aprender. Eu me sinto muito feliz com esse prêmio,
estudei e me dediquei muito. E minha família também ficou bastante orgulhosa”,
declarou. Bruno e os outros 15 medalhistas de ouro vão receber a medalha em
solenidade no Rio de Janeiro, a ser agendada.
Para o diretor geral do
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, a competição tem
especial contribuição no desenvolvimento social e educacional do País. “Estamos
aqui, hoje, para reconhecer a superação e o mérito de cada aluno, professor e
escola pelo trabalho realizado nesta edição. A OBMEP serve para descobrir
talentos, estimular o gosto pela matemática e o desempenho educacional e
pessoal de todos os alunos. E também para levar a mensagem de que a matemática
é divertida e prazerosa de se estudar”, pontuou.
EDIÇÃO 2017 - Na 13° edição
da OBMEP, as escolas privadas também estão inseridas na disputa. Realizada em
duas fases, a primeira ocorreu no último dia 06 de junho, nas próprias escolas.
A segunda está marcada para 16 de setembro de 2017, com questões dissertativas,
aplicadas em locais definidos pela coordenação da Olimpíada e corrigidas por
professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(IMPA). No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados na página da
OBMEP na Internet. Os medalhistas terão oportunidade de participar do Programa
de Iniciação Científica Júnior (PICOBMEP), que será realizado em 2018.