Notícias

6/recent/ticker-posts

O Festival de Cinema de Triunfo chega à sua décima edição celebrando o funcionamento regular do Cine Theatro Guarany


O Festival de Cinema de Triunfo chega à sua décima edição celebrando a mais recente conquista do audiovisual pernambucano: o funcionamento regular do Cine Theatro Guarany. Desde o dia 09 de junho de 2017, o equipamento, que é patrimônio histórico de Pernambuco, está de volta ao cotidiano cultural e turístico do sertão, com sessões de quinta a domingo.

A partir de hoje até o próximo dia 12, o Guarany recebe 35 filmes, de nove estados, que concorrem a R$ 24 mil em prêmios e ao Troféu Caretas nas categorias de curta e longa-metragem. Contando com a parceria de festivais independentes, exibições especiais e mostras voltadas ao público infantil também ganham a tela, contribuindo para a divulgação da contemporânea produção brasileira e para a ampliação do repertório cultural da nossa gente.

A realização é do Governo de Pernambuco (Secult-PE e Fundarpe), em parceria com as Prefeitura de Triunfo, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira e ainda com o SESC, Cepe Editora, TV Pernambuco e Consulado Geral da França no Brasil. Em mais uma edição, o Festival rompe as fronteiras do território de Triunfo e alcança com oficinas e exibições itinerantes os municípios vizinhos. De acordo com o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, “um reconhecimento aos realizadores e ao público sertanejo, que mantêm instigante o cenário da produção audiovisual na região”.

Reforçando sua histórica importância para reflexão sobre políticas públicas de audiovisual, a edição do Festival este ano abre espaço para o diálogo sobre os temas: “A produção audiovisual e os desafios da interiorização”, “Os desafios e perspectivas para o fortalecimento das carreiras de mulheres no Audiovisual” e ainda “Ocupando o Cine Theatro Guarany”.

HOMENAGEM


Todas as sessões e encontros do Festival vão acontecer em homenagem a uma joia do cinema brasileiro, a atriz paraibana Zezita Matos. Um reconhecimento por seus quase 60 anos de carreira no teatro, no cinema e na televisão. Nascida na cidade de Pilar, em 1941, Zezita iniciou aos 16 anos sua trajetória teatral e por conta da imensa dedicação à linguagem, atuou em quase 40 espetáculos e ganhou o título carinhoso de Primeira-dama do Teatro Paraibano. Seu currículo é marcado pela forte presença no cinema, com destaque para os pernambucanos “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Baixio das Bestas”, “História da Eternidade”, “Ferrolho” e “Boa sorte, meu amor”. Sua mais recente participação na teledramaturgia brasileira foi em 2016, interpretando a personagem Piedade na novela “Velho Chico”.