Notícias

6/recent/ticker-posts

Primeiro dia da Festa das Marocas celebra tradição em Belo Jardim, PE


O primeiro dia de Festa da Marocas, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi na sexta-feira (21) e procurou resgatar as raízes do evento. De acordo com os organizadores, superou as expectativas. O Carro da Pitu animou os foliões e arrastou os belo-jardinenses da Cohab I até a Avenida Deputado José Mendonça Bezerra.

Ao som das canções e cirandas que marcaram época na Redenção, o Carro da Pitu fez reacender na memória dos moradores os primeiros anos da festa. Já a juventude, aproveitou para conhecer um pouco mais da história da famosa Festa da Marocas.

Em relação à segurança, não foi registrado nenhum tipo de confusão ou ocorrência relacionado. De acordo com a Polícia Militar, o público geral foi estimado em 5 mil pessoas. O prefeito Gilvandro Estrela comemorou o sucesso da festa e convidou a população. “Não houve se quer um empurrão, isso é a Festa das Marocas. Recuperamos a tradição e o povo veio prestigiar a descida do carro da Pitu”, disse.

Já o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Paisagismo, José Ivan, se diz satisfeito com o sucesso do evento. “Esse primeiro dia foi melhor do que o esperando. Apesar da chuva, o povo veio, tinha adulto, criança, idoso, tinha a família de belo-jardinense. Algo que não se via há muito tempo”, ressaltou.

O comerciante seu Luiz vendeu mais do que o programado e sua expectativa para os próximos três dias é de zerar seus produtos. “Vendemos muito bem hoje, graças a Deus. Até segunda-feira, quando o carro voltar, eu espero ter vendido todo o estoque que comprei, ou quase tudo”, disse.

Neste sábado (22), a partir das 19h, o Carro da Pitu volta a abrir a noite com muita música e animação. A partir das 21h, é a vez do palco principal, onde se apresentam a banda Forró do Firmas, a dupla sertaneja Gleydson e Henrick e o paraibano Ton Oliveira.