Notícias

6/recent/ticker-posts

Plataforma gratuita possibilita visitas virtuais ao Paço do Frevo no Recife

O Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, passa a ser a primeira instituição cultural de Pernambuco a ter suas cinco exposições disponíveis na plataforma Google Arts & Culture. Pela plataforma de acesso gratuito, é possível visitar virtualmente o espaço dedicado à cultura do frevo.
Mais de 40 instituições brasileiras e mais de mil em todo o mundo fazem parte da plataforma. Entre elas, o Museu do Louvre, o Guggenheim e a Casa Branca. Ao acessar o Google Arts & Culture, o internauta pode explorar todos os quatro andares do Paço do Frevo e conferir as cinco exposições virtuais, que totalizam 69 itens.


Fotos, textos explicativos, entrevistas e vídeos inéditos compõem as mostras. O local aborda os primeiros registros da manifestação cultural, suas origens, as agremiações que marcaram o carnaval do Recife e as diferenças entre os tipos de frevo.
A narrativa inclui clássicos do frevo cantados por artistas como Claudionor Germano. O internauta também tem a oportunidade de escutar separadamente cada instrumento da orquestra comandada pelo maestro Spok.
A Fundação Roberto Marinho foi responsável por desenvolver o conteúdo da plataforma. O trabalho foi feito junto com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social responsável pela gestão do museu.

O Paço do Frevo foi inaugurado em fevereiro de 2014. O espaço é uma iniciativa da Prefeitura do Recife com criação e realização da Fundação Roberto Marinho. O museu recebe patrocínio do Grupo Globo, além do apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.Fonte: G1 Pernambuco