Notícias

6/recent/ticker-posts

Máquina de Raio X está em pleno funcionamento no Hospital de Belo Jardim, PE


A última quarta-feira (28), marcou o início do funcionamento da máquina de Raio X no Hospital Júlio Alves de Lira em Belo Jardim. O equipamento estava parado há 3 anos, enquanto a população precisava se deslocar para cidades vizinhas a fim de fazer o exame.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Maneco, a instalação é resultado de um esforço conjunto. “Trouxemos técnicos e instalamos não só a máquina de Raio X, como uma processadora automática. Os nossos diretores, enfermeiros e profissionais de todos os setores são responsáveis por essa conquista”, reconhece o secretário.

Dr. Maneco relata ainda a saga que o equipamento passou até ficar disponível para a população belo-jardinense: “ele estava todo encaixotado durante anos e não foi instalado por falta de vontade, de eficiência”.

Para o diretor geral e responsável pelo setor de radiologia, Gildo Costa, essa máquina era um anseio antigo da população. “As pessoas mais humildes não têm como pagar pelo exame e o município gastou muito dinheiro deslocando pessoas para outras cidades. Um absurdo, já que a máquina estava parada”.

Costa também revela que agora a realidade é outra: “nossa máquina de Raio X está funcionando 24h, com técnicos credenciados pelo setor de energia nuclear e pelo Conselho Regional de Radiologia. A população que precisar, a partir de hoje (28), já tem acesso ao exame. Estamos atendendo a demanda da emergência, das UBSs e policlínicas e também dos pacientes internos”.

Essa máquina de Raio X vai beneficiar não só a população de Belo Jardim, como também as cidades vizinhas, uma vez que o Hospital Júlio Alves de Lira é considerado um polo regional. A expectativa é que o número de exames diários aumente gradualmente até chegar a 100 por dia. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim - Ascom PMBJ.