CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Evento alternativo reúne artistas Belo-jardinenses em noite cultural



Sem espaço na Festa das Marocas, artistas organizam o próprio evento em 
Belo Jardim

Pelo terceiro ano consecutivo, Belo Jardim, cidade do Agreste de Pernambuco, recebe “Tabacaria do Mago”, evento de artes integradas que tem como proposta difundir a produção artística belo-jardinense. Ao contrário das edições anteriores, que tinham três dias de duração, este ano vai contar com uma programação mais suscita, reunindo artistas da cidade somente no dia 8 de julho.

De acordo com um dos idealizadores, David Henrique, a Tabacaria surge como uma produção alternativa à tradicional Festa das Marocas, que ocorre no mesmo período. “O evento nasce pela ausência de um espaço para os artistas locais na festa e na própria cidade, que sempre se mostrou carente no que diz respeito ao fomento e incentivo à cultura”, explica.



Para o artista plástico, Adones Valença, o evento toma uma proporção importante na conjuntura social e política da cidade. “Hoje a Tabacaria do Mago não é somente um espaço físico, é uma metáfora dessa postura corajosa de jovens que sem bandeiras partidárias posicionam-se criticamente nesse mundo chamado Belo Jardim. Tolstoi diz, ‘se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.’”

A terceira edição do evento conta com diversas linguagens artísticas, como literatura, peça de teatro e música. O evento está marcado para ter início às 16h e se estenderá até às 23h, tendo como palco o Parque do Bambu. Entrada gratuita.

Curiosidade
O nome do evento é referente ao empreendimento Tabacaria do Mago, comércio de artigos para fumantes e também coletivo cultural composto pelos irmãos Gledson Lamartine, David Henrique, e Jurandex. O ponto comercial funciona próximo ao Parque do Bambu.



Programação Completa
16h- Roda de Poesia com os poetas Carlos Gomes, David Henrique, Edson Kajuru, Sebastião Gomes e Pierre Tenório;

17h- Monólogo "Da Paz" por Jaciende Lima, do Coletivo Grão de Teatro do Sesc Ler Belo Jardim;

17h30- Recital com Ana Flávia e Ricardo Brazileiro;

18h- Grupo Cultural Boi da Gente;

19h- Banda Contemporânea de Pífanos;

20h- Virgulados;

21h- Pierre Tenório;

22h- Cypher: PRK - Jurandex - FDR ATP

Créditos das imagens em anexo: Ilustração Shiko / Design Soraya Feitoza