Notícias

6/recent/ticker-posts

Se Liga! Belo Jardim parou para receber o Trem em 1906, este que transportava passageiros e cargas

No dia 02 de fevereiro de 1906, Belo Jardim sendo ainda uma vila, parou para chegada do tão famoso trem, sendo este o primeiro da Great western. Entre seus convidados havias pessoas das cidades vizinhas como Pesqueira, Caruaru e Recife, e em sua chegada a banda estava a tocar como era de costumes nas festividades locais.      
Para nosso Município essa via de transporte férreo era ligada as demais cidades da região e a capital do Estado de Pernambuco, no qual era utilizado para transporte de mercadorias vindas de outras cidades e levando daqui o que se era comercializado.     
A chegada da Ferrovia foi determinante para a transição da condição do nosso posto de Vila a Cidade, em 1928, pois a partir desta Ferrovia, o trânsito de mercadoria se intensificou trazendo consigo um desenvolvimento ao seu redor, logo era um ponto de escoação da produção interiorana.    
Transportou passageiros e cargas até o ano de 1985, daí em diante o trem passou a transportar apenas mercadorias, sendo desativada oficialmente 1995. Texto: Quezia Lopes, Rhayanne Bredley e Cibele Santos  
PS: Na imagem que há pessoas posando pra foto, são excursionista que passavam vindo de trem pela cidade no ano de 1925. Fonte: Belo Jardim Histórico