Notícias

6/recent/ticker-posts

Saiba onde ocorreu o maior raio do mundo


Você tem medo de raios? Se protege em um local seguro quando começa uma tempestade? Se a resposta for sim, você, certamente, ficaria assustado com o maior raio do mundo, que caiu na região de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Os raios são geralmente considerados um fenômeno curto e súbito, uma espécie de flash que corta o céu e termina em um estrondo. Segundo um relatório da Associação Meteorológica Mundial, o raio mais longo da história atingiu uma enorme extensão de 199,5 milhas, ou 321 quilômetros, e uma duração total de 7,74 segundos. A partir destes novos dados, a OMM sugeriu uma definição atualizada para o fenômeno.

O raio mais comprido do mundo se espalhou pela região de Oklahoma, em 20 de junho de 2007. Outros fenômenos semelhantes já haviam acontecido também em Nova York e Washington, DC. A iluminação gerada por este raio assustou muitas pessoas, afinal foram longos 7,74 segundos de luz nos céus.



A definição de raio


Os trabalhos de definição de raio, realizados pela OMM, indicavam que uma descarga relâmpago é considerada uma "série de processos elétricos que ocorrem dentro de 1 segundo". Contudo, após o raio mais comprido do mundo, a entidade preparou um relatório recomendando que a frase "dentro de um segundo" seja substituída pela palavra "continuamente". Com isso, é possível que o glossário meteorológico precise ser atualizado em alguns pontos.


De acordo com Randall Cerveny, relator-chefe do clima e climas extremos para a OMM, esta investigação destaca o fato de que, por causa das contínuas melhorias na meteorologia e na tecnologia usada na climatologia e na análise dos fenômenos naturais, especialistas em clima agora podem monitorar e detectar eventos meteorológicos com mais precisão, tais como relâmpagos e outras ocorrências específicas.

Esse tipo de informação é importante para muitos segmentos, como, por exemplo, para a engenharia. Além disso, os dados também servem como um alerta para a população sobre a importância de se buscar um abrigo seguro durante trovoadas. Fonte: sitedecuriosidades