Notícias

6/recent/ticker-posts

Professores de Belo Jardim aceitam proposta e devem receber fundeb

Depois de um longo processo que envolveu os professores municipais e o ex-governo cassado, os docentes efetivos de Belo Jardim vão finalmente receber o dinheiro do Fundeb. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (1) durante assembleia geral extraordinária convocada pelo Sismubeja, o Sindicato de Servidores Públicos Municipais.    

Isso aconteceu, pois a categoria aceitou a proposta de pagamento que foi feita pelo prefeito interino Gilvandro Estrela para pôr fim a esse impasse. A quantia, que passa um pouco mais dos R$ 23 milhões, faz parte de um repasse já feito pelo governo federal, referente à correção de 10 anos de trabalho dos educadores pelo antigo Fundef, entre 1997 e 2007. Esse dinheiro encontra-se bloqueado em uma conta judicial, desde que foi depositado em dezembro de 2015.     

De acordo com Maria de Lourdes Coelho, mais conhecida por Lourdinha do Sindicato, o bloqueio da conta ocorreu, pois, à época do depósito, o ex-governo se negou a pagar o dinheiro, que pertence aos professores municipais. Desta forma, o Sismubeja solicitou à Justiça que a mesma retivesse o valor para evitar que ele fosse usado para outros fins. De lá para cá, os dois lados disputavam na Justiça o desbloqueio desse dinheiro e o seu direcionamento.     

Agora, com a aprovação da categoria da proposta feita pela atual gestão da Prefeitura Municipal, os professores estão bem próximos de receber o que lhes é de direito. “Graças a Deus foi uma assembleia boa. Discutimos os interesses da categoria e, no final, a proposta foi aprovada. Houve seis abstenções, seis contra, mas a maioria votou a favor da proposta, que é de 50% desse valor para os professores e os outros 50% serão reinvestidos na educação”, comemorou a sindicalista.     

Lourdinha explica qual é o próximo passo para a liberação do dinheiro: “nossos advogados, vão à Prefeitura mostrar o acordo assinado e depois vamos levar para o juiz homologar”.
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim - Ascom PMBJ.

Prefeitura Municipal de Belo Jardim, agora é trabalho e seriedade.