Notícias

6/recent/ticker-posts

Nota oficial: Secretaria de Saúde de Belo Jardim esclarece sobre gestante de Pesqueira que deu entrada na UPA 24h

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio de nota, vem esclarecer sobre o texto, publicado inicialmente pelo blog Se Liga Belo Jardim e que, posteriormente, foi replicado e distorcido por outros veículos de comunicação, sobre uma gestante do município de Pesqueira que, na madrugada desta quinta-feira (1), deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Belo Jardim.   

Conforme a Secretaria de Saúde apurou, a paciente foi transferida do Hospital Municipal Dr. Lídio Paraíba, em Pesqueira, com destino ao Hospital/Maternidade Jesus Nazareno (Fusam), em Caruaru, em uma ambulância da Secretaria de Saúde de Pesqueira. Durante o percurso, a enfermeira que acompanhava a paciente tomou a iniciativa de dar entrada em Belo Jardim, para que a gestante fosse assistida pela parteira, enfermeiros e médicos que estavam de plantão na UPA 24h, afim de que a paciente fosse internada no Hospital Júlio Alves de Lira.     

Todavia, ao dar entrada na UPA 24h, a equipe de plantão identificou que o caso da paciente, segundo prontuário encaminhado pelos médicos do Hospital de Pesqueira, era considerado de alto risco, e, em decorrência disso, a Secretaria de Saúde de Pesqueira já havia agendado uma senha de atendimento para a paciente na Fusam.     

Assim, os médicos da UPA de Belo Jardim prestaram a assistência básica necessária e recomendaram a continuidade do deslocamento da gestante para a Fusam, procedimento que havia sido determinado pelo Hospital de Pesqueira. No entanto, durante o prosseguimento do percurso, a paciente deu à luz e retornou para a UPA de Belo Jardim, onde ela e a criança foram assistidas pela equipe médica e de enfermagem. Logo em seguida, elas foram transferidas para o Hospital/Maternidade Jesus Nazareno, conforme inicialmente a unidade de saúde de Pesqueira havia planejado.