Notícias

6/recent/ticker-posts

Empresários e prefeitura se reúnem para debater melhorias para o ramo imobiliário

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, esteve reunido, na noite desta segunda-feira (05), com construtores e empresários do setor imobiliário do município. Fizeram parte da pauta do encontro, assuntos envolvendo infraestrutura e questões burocráticas relativas aos empreendimentos imobiliários de Belo Jardim.    

Durante a reunião, o prefeito ouviu inúmeras queixas dos empresários, todas relativas às dificuldades enfrentadas pelo setor durante o governo passado, que foi cassado e condenado pela Justiça Eleitoral devido condenação por improbidade administrativa.      

Entre os representantes do mercado imobiliário que se fizeram presentes na oportunidade, foi unânime a crítica de que durante o gestão anterior, a burocratização e a elevada cobrança de taxas relativa ao ramo da construção civil era uma verdadeira "dor de cabeça" para os comerciantes do setor.      

"A dificuldade em aprovar projetos de novas habitações era tamanha que, em diversos casos, havia projetos que se levava até mais de um mês para ser aprovado. E isso sem falar nas despesas com taxas, pois o valor cobrado pelo habite-se, por exemplo, subiu consideravelmente nos últimos tempos", relatou um dos empresários.    

Outra reclamação se deu relativa à infraestrutura da maior parte dos bairros do município. "Tem sido difícil conquistar a satisfação e o interesse dos clientes para a venda de moradias na maioria das localidades aqui de Belo Jardim. Afinal, você anda por todas elas [as localidades] e só vê lama, falta de iluminação, esgoto estourado, ausência de praças, dentre outras deficiências que deixam os comprados até sem empolgação de morar em locais assim", afirmou outro comerciante que esteve no encontro.     

Durante a reunião, o prefeito garantiu que ações de melhoria, a exemplo dos mutirões de limpeza e manutenção de bairros e loteamentos, vão continuar durante os próximos dias por várias localidades de Belo Jardim. O gestor também se comprometeu em desburocratizar ao máximo os trâmites do mercado imobiliários junto ao município, conforme o que a legislação venha a permitir. E reafirmou: "taxas, a exemplo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que será reduzido e terá pagamento facilitado, serão revistas pela gestão municipal".