Notícias

6/recent/ticker-posts

Agentes de Saúde reivindicam melhorias em Belo Jardim, PE


Os gestores da Prefeitura Municipal se encontraram na manhã desta segunda-feira (19) com 87 agentes comunitários de saúde. A reunião foi conduzida pela coordenadora de Atenção Básica, Zilma Florêncio, e contou com as presenças do secretário de saúde Dr. Maneco e do prefeito Gilvandro Estrela.

O encontrou deu continuidade ao novo modelo de gestão do município, aquele que escuta os servidores e também propõe mudanças. O debate foi acirrado. Entre as maiores reinvindicações da categoria está o retorno de uma gratificação que foi retirada no governo anterior e melhores condições de trabalho.

Na ocasião, alguns agentes comunitários revelaram as condições precárias às quais foram submetidos durante os últimos anos. Falta de fardamento, de médicos, de cadernos, canetas, abuso de autoridade e outros problemas foram levantados pelos presentes. Os relatos dão conta que alguns medicamentos chegaram a ir para o lixo ao invés de serem distribuídos para a população.

Alguns agentes falaram da importância do retorno das cirurgias médicas, pois há uma fila grande para procedimentos mais simples, como laqueaduras.

O secretário de saúde explicou que, inicialmente, a prioridade da pasta foi regularizar o hospital e que o próximo passo é atender o pleito das categorias. Para isso, foi solicitado à cada posto de saúde que fizesse uma lista com todos os seus pedidos, a fim de serem atendidos.

A coordenadora Zilma disse que, neste momento, há um esforço grande para que não faltem profissionais, nem remédios nas unidades de atendimento. Já o prefeito, finalizou o encontro afirmando que a ideia é realizar mutirões de saúde para desafogar a rede municipal, como o que foi feito na última sexta-feira (16).    
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim - Ascom PMBJ.