Notícias

6/recent/ticker-posts

A comunidade do Sítio Palha de Xucuru, em Belo Jardim, vivenciou a tradicional festa do seu padroeiro

 


Fé e tradição. A comunidade do Sítio Palha de Xucuru, em Belo Jardim, vivenciou a tradicional festa do seu padroeiro, São Pedro, evento que começou no último dia 25 deste mês e teve seu encerramento nesta quinta-feira (29), dia do Santo, com grande participação dos fiéis durante os dias de comemoração festiva
.

Foram momentos de fé cristã e religiosidade durante os dias da festa que, tradicionalmente, ocorre todos os anos na localidade, mantendo uma tradição de muitos anos, movimentando a economia local e atraindo diversas pessoas da região, que fazem o evento acontecer na comunidade anualmente no Sítio Palha de Xucuru, uma comemoração mais animada, por conta da chegada das chuvas na nossa região, depois de um longo período de seca.


Em 2017 a festa teve início no último domingo, com a Santa Missa de abertura, a partir das 18h, com a celebração do pároco local, Padre José Gomes de Melo (Nilson) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Sanharó, que celebrou em três ocasiões durante a festa, na abertura, na quarta-feira e nesta quinta, no encerramento. Quem também esteve celebrando missa, foi o Padre Antônio de Belo Jardim na terça-feira, além do seminarista de Xucuru, Alex Pereira, que esteve celebrando a Palavra na segunda-feira.

Para ajudar nas despesas da festa, foram realizados dois bingos, com prêmios doados pela comunidade, sendo um carneiro e uma cesta de alimentos (balaiada), um realizado no sábado que antecedeu a abertura da festa, e outro da terça-feira, após a celebração da missa com o Padre Antônio de Belo Jardim. No domingo teve ainda um show religioso ao ar livre com o Ministério Renascer no Espírito, de Santa Cruz do Capibaribe, PE. Na terça, após o bingo, teve um momento de louvor e oração com o Grupo de Oração do Sítio Jussará. Na quarta-feira (28), depois da Missa, também teve momento de louvor e oração na capela do Padroeiro.


Para completar a edição da festa de São Pedro 2017 no Sítio Palha de Xucuru, nesta quinta-feira, o dia festa começou com a indispensável alvorada festiva com queima de fogos e repiques de sino, a partir das 6h da manhã, em seguida, às 16h, foi a vez da procissão com a imagem do padroeiro pelas principais vias da localidade, acompanhada pela ilustre presença da Banda Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim, abrilhantando ainda mais o evento, já que no ano passado, não foi possível a participação de uma banda de música, por motivos superiores, algo que foi cobrado pelos fiéis.


Completando a festa, às 17h, teve a Santa Missa de encerramento da festa, com a celebração do Padre José Gomes de Melo (Nilson), com o grupo de cântico da RCC de Xucuru, grupo de oração Cristo é Rei, e para completar, teve a apresentação de uma quadrilha junina, com uma ruma muito animada, já que estamos no mês das festas juninas. Parabéns a todos que fizeram com que a festa de São Pedro ocorresse neste ano de 2017, pois é assim que  a comunidade funciona, a união fazendo a diferença. Fonte: Blog de Xucuru