CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV SE LIGA

CLIP GOSPEL

Preconceito: Vereadora gaúcha afirma que nordestino não fala bem “mas rouba que é uma maravilha”

Um ato claro de preconceito contra os nordestinos ocorreu no dia 22 de maio de 2017, na Câmara de Vereadores do município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. A vereadora Eleonora Broilo (PMDB) usou sua fala durante sessão para expor seu preconceito. O trecho do vídeo sugere que antes dela, algum dos vereadores afirmou que os nordestinos sabem “fazer política” como ninguém.   

“Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, declarou Eleonora em plenário.   

A vereadora foi, posteriormente, alertada pelo companheiro de bancada Tiago Ilha (PRB) que poderia ser “mal interpretada”, então destacou que ao falar dos nordestinos, se referia apenas aos políticos nordestinos. “O povo nordestino merece nosso respeito pelo sofrimento dele”, afirmou depois, de acordo com o G1.   

A fala repercutiu entre outros políticos. Em sua conta no Twitter, a deputada federal Jandira Fechali, do PC do B do Paraná se manifestou contra as declarações de Eleonora. “A vereadora Eleonora Broilo (PMDB) diz que ‘nordestino naõ sabe falar, mas sabe roubar que é uma maravilha’. Que coisa horrorosa!!!”, afirmou.  

Comissão de ética 
Vereadores do PSB, PRB, Rede e PDT solicitaram ao presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha a abertura da Comissão de Ética para analisar a fala da vereadora Eleonora Broilo (PMDB). De acordo com o site da Câmara, a solicitação se dá diante da grande repercussão das declarações de Eleonora. O presidente Fabiano Piccoli (PT) deve iniciar os trabalhos ainda no mês de maio de 2017. Fonte: Diário de Pernambuco