Notícias

6/recent/ticker-posts

Pré-inauguração da Casa de cultura e centro cultural memorial Frei Damião será em 27 de maio as 16h

 CASA DE CULTURA E CENTRO CULTURAL FREI DAMIÃO iniciada em Abril 2016 com objetivo de retratar a vida, a historia, missão e obra de Frei Damião de Bozzano, objetos de uso pessoal e paramentos usados pelo “Santo Nordestino” e seu companheiro de Missão por 60 anos o Frei Fernando Rossi. Também vai retratar em fotos, textos e objetos o surgimento e desenvolvimento da Vila de Santa Luzia, antes chamada de Volta do Rio por ser Margeada e contornada pelas curvas sinuosas do Rio Ipojuca.  
Personagens importantes que contribuíram para o crescimento estrutural e intelectual do lugar. A historia biográfica de GEOVAR FRANCISCO será apresentada igualmente nesse espaço cultural, retratos, relatos e fotos de sua família, de suas raízes e origem humilde, bem como sua trajetória no meio social e profissional, sua vasta obra de caridade junto a Associação Frei Damião em favor do povo de sua terra e em São Paulo onde Reside a quase 50 anos.  
O CENTRO CULTURAL possui 130 m2, localizado no centro da Vila com uma arquitetura e iluminação moderna é mais uma parte integrante do MEMORIAL FREI DAMIÃO onde são interligados por uma Rampa de 100 m de extensão ao passo que os romeiros e turistas ao visitarem o Memorial são chamados a conhecer o também o centro cultural. O espaço acolherá uma biblioteca e parte da produção artesanal, folclórica e cultural da vila de Volta do Rio e da região a exemplo de: Literatura de cordel, poesias, utensílios de barro, cestos, rendas, objetos feitos de couro, bacamarteiros,festas tradicionais da comunidade e muito mais.   
É mais um atrativo turístico e uma opção de lazer cultural a fim de incentivar o turismo religioso na região.  

Será pré-inaugurado e aberto a visitas a partir do dia 27 de maio 2017 as 16:00 H com a presença de Geová Francisco, Padre Pedro Antônio Filho de São Joaquim do Monte-PE, Cicero Vidal Presidente da Associação Frei Damião, Lucioneia Moraes vice presidente e demais autoridades e benfeitores da Comunidade e do Município.