Notícias

6/recent/ticker-posts

Pesqueira sai do colapso de abastecimento de água após chuvas no Agreste

Pesqueira saiu do colapso de abastecimento de água após as chuvas que foram registradas no Agreste. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A cidade estava há três anos sem ser abastecida pela rede de distribuição.
De acordo com a Compesa, as chuvas elevaram os níveis dos reservatórios do município. Os três mananciais que fornecem água para cidade são as barragens de Santana, Pedra D'água e Afetos, que estão com 30%, 50% e 20% da capacidade total, respectivamente.
Caso não chova mais na região, o volume de água acumulado nas barragens garante o abastecimento da população de Pesqueira pelos próximos dois meses, conforme informou a Companhia. "Já está sendo elaborado um calendário de abastecimento para a cidade, que será divulgado em breve", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.


Em São Caetano também choveu nas bacias hidrográficas das barragens de Brejo do Buraco, Brejo dos Coelhos e Taquara. Os mananciais integram o sistema de abastecimento do município, que estava há um ano em colapso. A Compesa irá restabelecer o funcionamento do sistema até a próxima semana.
A Barragem de Brejão, localizada em Sairé, é responsável pelo abastecimento de Bezerros e também saiu do colapso. Atualmente, o reservatório registra 50% da capacidade total, o que corresponde a 800 mil metros cúbicos de água.

A Barragem de Santa Rita, que fornece água para as cidades de Jupi e Calçado, também foi beneficiada com as chuvas. O manancial registra 50% do volume total - 300 mil metros cúbicos de água.Fonte: G1 Caruaru