Notícias

6/recent/ticker-posts

Cineasta vai levar para a TV a Revolução pernambucana de 1817


A cineasta Tizuka Yamazaki, o presidente da Fundação Roquette Pinto/TV Escola, jornalista Fernando Veloso e o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinaram no Recife, na última sexta-feira (5), um termo de cooperação técnica para produção do documentário “1817, a Revolução Esquecida”.

O documentário será gravado em Pernambuco e vai abrir a série “História” na TV Escola. O projeto, de autoria da cineasta, foi aprovado pela Fundação e deverá estar pronto em outubro próximo como parte das comemorações do bicentenário da Revolução.

O enredo deverá ser o livro “A noiva da revolução”, de autoria de Paulo Santos de Oliveira. A diretora, porém, pretende ir além do livro, levando para o documentário uma trama amorosa.

Ela pretende inserir na filmagem a história da jovem pernambucana Maria Teodora da Costa, que teria vivido um romance com o líder revolucionário Domingos José Martins.

A série será exibida nos dois canais públicos da instituição (TV Escola e TV INES – único canal brasileiro que transmite 24 horas diárias de programação na linguagem de sinais).

A Revolução Pernambucana de 1817 completou 200 anos no dia 6 de março último (“data magna” de Pernambuco). Fonte: Inaldo Sampaio