Notícias

6/recent/ticker-posts

Cine Jardim exibe o premiado Martírio e inova com exibições em comunidades rurais

 O Cine Jardim - Festival Internacional de Cinema de Belo Jardim chega à sua 3ª edição com o tema Cinema Social e de Identidade, de 22 a 27 deste mês. Mais de 70 títulos foram selecionados, entre cerca de 800 inscritos, e serão exibidos. Há curtas, nacionais e internacionais, e longas-metragens, estes na mostra competitiva. São cinco: os ficcionais Elon Não Acredita na Morte e Fome mais os documentários Jonas e o Circo Sem Lona, Xale e Martírio, filme já premiado no Festival de Brasília, na Mostra São Paulo e no Janela, entre outros festivais.

“É importante ter esta janela aberta no interior, especialmente para compreender e apreciar outros mundos reais e possíveis. Na mágica tela branca são projetadas infinitas possibilidades de encontros e intercâmbios com um único compromisso, o de fazer este mundo mais humano e mais perto de todos nós”, diz Leo Tabosa, da Pontilhado Cinematográfico, responsável pela realização do festival junto com o Instituto Conceição Moura. Produções de várias partes do Brasil e de outros países, como França, Portugal, Coreia do Sul e Eslováquia, já integraram o festival.

Nessa missão de interiorizar ao máximo o cinema, uma novidade nesta edição são as exibições ao ar livre, programadas para acontecer em três localidades distantes da sede do município de Belo Jardim: em Água Fria, na comunidade quilombola do Barro Branco e também na Serra dos Ventos. A programação geral, com todos os filmes, locais e horários de exibição, pode ser conferida no site da Pontilhado Cinematográfico: http://pontilhadocinematografico.com.br/cinejardim/. Assim como a programação paralela, com homenagem, lançamento de livro, debates e oficinas.

Homenagem – A atriz paraibana Marcélia Cartaxo será a homenageada deste ano. Ela estreou no cinema em 1985, como a protagonista Macabéa de A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral, trabalho pelo qual recebeu o Urso de Prata do Festival de Berlim. Com a mesma personagem, Marcélia venceu, ainda, o Festival de Brasília, premiação a qual voltou recentemente para receber troféu por sua atuação em Big Jato, de Claudio Assis. A atriz vai a Belo Jardim, dia 26, para falar da sua trajetória, em encontro no Jardim Plaza Hotel, a partir das 14h.

Lançamento – No evento de homenagem a Marcélia Cartaxo haverá também o lançamento do livro Cinema de Fato – Anotações Sobre Documentário, do crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos, pela editora Jaguatirica. A publicação reúne 79 textos, entre resenhas e ensaios, assinados por ele sobre obras de importantes documentaristas, desde o brasileiro Eduardo Coutinho ao polonês Krzysztof Kieslowski.

Oficinas – Ainda durante esta edição, são ofertadas quatro oficinas, duas delas abertas ao público em geral, mesmo de fora da cidade: Direção para Documentário, ministrada por Dea Ferraz, de 23 a 26, das 9h ao meio-dia, e Novas Formas de Produção ou Como Fazer um Filme de Baixo Orçamento, por Cavi Borges, de 24 a 26, das 14h às 18h, ambas no Centro de Treinamento Edson Mororó. As inscrições ainda podem ser feitas no Cine Teatro Cultura. Mais informações pelo telefone (81) 3726-1132.


O Cine Jardim - Festival Internacional de Cinema de Belo Jardim é realizado com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e das Baterias Moura. O incentivo é do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco.


FICHA TÉCNICA DOS LONGAS-METRAGENS DA MOSTRA COMPETITIVA:

JONAS E O CIRCO SEM LONA

(Documentário / 81’ / 2016 / BA)
DIREÇÃO: Paula Gomes

SINOPSE: Jonas, 13 anos, é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

ELON NÃO ACREDITA NA MORTE

(Ficção / 75’ / 2016 / MG)
DIREÇÃO: Ricardo Alves Jr.

SINOPSE: A esposa de Elon (Rômulo Braga), Madalena (Clara Choveaux), desaparece misteriosamente e não volta para casa depois do trabalho. Ele inicia então uma longa jornada por respostas: começa a seguir as rotas diárias da mulher, além de visitar os lugares mais sombrios da cidade. Mas o que ele encontra são vários mal-entendidos e estranhos encontros.

FOME

(Ficção / 90’ / 2015 / SP)
DIREÇÃO: Cristiano Burlan

SINOPSE: Em São Paulo, um morador de rua (Jean-Claude Bernardet) vaga pelas ruas da cidade buscando um lugar onde dormir e água para se lavar. Aos poucos, descobre-se que o homem já foi um renomado professor da USP e mora nas ruas por opção. Uma jovem pesquisadora, fascinada com o caso do homem que batiza de Malbou, começa a refletir sobre as maneiras de ajudar pessoas nessas condições.

MARTÍRIO

(Documentário / 162’ / 2016 /  PE)
DIREÇÃO: Vincent Carelli, Tita e Ernesto de Carvalho

SINOPSE: Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje, que habita as terras do Centro-Oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.
XALE

(Documentário / 71’ / 2016 / RJ)
DIREÇÃO: Douglas Soares

SINOPSE: Um jovem e sua avó, ambos descendentes de armênios que se refugiaram no Brasil, fugidos do genocídio praticado pelo governo turco, vivem juntos em um apartamento na praia de Copacabana decorado pelas memórias cada vez mais distantes de seus antepassados. Eles decidem, então, que um deles deverá embarcar para a Europa para tentar recuperar a história de suas famílias.


Assista a vinheta: https://goo.gl/OgQPIQ