Notícias

6/recent/ticker-posts

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados será pioneira em Caruaru

Em reunião realizada na sede da secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos, foi debatida a construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O presidente da entidade, Manoel Santos, apresentou ao secretário Pedro Eurico, um dossiê contendo toda a documentação da unidade caruaruense, como estatuto, ata de eleição da diretoria, localização do terreno e o projeto arquitetônico.
“O secretário adiantou que o Ministério da Justiça pretende construir 50 Apac’s no Brasil e ele irá se empenhar para que Caruaru receba uma delas, tendo em vista que já existe o projeto, o terreno e a formalização da unidade na cidade”, disse Manoel Santos.
Pedro Eurico deverá em breve visitar a cidade para conhecer o terreno onde será construída a unidade. A diretoria da Apac também solicitou uma audiência com o governador Paulo Câmara, que deverá ser marcada através do secretário Pedro Eurico.
A Apac de Caruaru foi criada em 12 de março de 2010, em reunião extraordinária realizada no Sindloja. Em maio de 2010, membros da diretoria do Sindloja, do judiciário de Caruaru e da Secretaria de Direitos Humanos de Pernambuco foram até Minas Gerais conhecer as Apac’s construídas nas cidades de Itaúna e de Nova Lima.
A Apac de Itaúna foi a primeira a ser construída em Minas e hoje serve de modelo para vários sistemas prisionais do país e do exterior. A associação recebe mais de 400 visitas por mês de pessoas que querem conhecer como funciona esse sistema. Em uma área de mais de três hectares estão presos dos regimes fechados, semiaberto e aberto.
Recentemente, a Apac voltou ao debate na sociedade depois que o Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo condenado a 22 anos e 3 meses de reclusão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio, foi transferido para uma unidade da Apac de Santa Luzia, em Minas Gerais.

Lá, ele carrega as chaves da própria cela e trabalha vigiando os demais detentos. Atualmente, existem 48 unidades semelhantes da Apac em quatros Estados brasileiros.Fonte: G1 Caruaru