Notícias

6/recent/ticker-posts

Aos 60 anos, atleta de karatê também é técnica em Caruaru e disputa Campeonato Brasileiro



No pensamento de muitas pessoas, praticar esporte aos 60 anos pode ser impossível. Não é o caso de Terezinha Santana. Além de ser dona de casa e mãe de quatro filhos, ela também pratica karatê e disputa competições em todo o Brasil. O caminho foi seguido pelo marido, filhos e netos, que juntos formam a acâdemia Santana Dojo, em Caruaru, referência na formação de atletas no estado de Pernambuco.

Na última etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado no mês de março, no município pernambucano, dona Terezinha conquistou a vaga para a final da competição na categoria Master, que será realizada no mês de Outubro, em Salvador. No currículo, ela acumula 18 títulos estaduais e três brasileiros.

Aos 60 anos eu treino com os meninos de 15 e 16 anos, sou técnica, preparo os atletas para as competições e participo delas. Eu também faço os kimonos, os meus, do meu marido, dos meus filhos e também dos netos.

Na hora da disputa, os papéis se invertem e dona Terezinha é treinada pelo filho, Anderson Santana, que também é o vice-presidente da Federação Pernambucana das Associações de Karatê.

Fico muito feliz pelos meus pais, eles que me conduziram nesse caminho até chegar na Seleção Brasileira. E ter uma mãe com essa qualidade técnica, ainda em atuação, realmente me surpreendeu muito - conta Anderson.

Para dona Terezinha, não existe tempo limite para praticar o karatê, que é a paixão de toda a família.

Enquanto eu puder, de pé estarei. Se não puder, estiver numa cadeira de rodas, faço do mesmo jeito. Fonte:GEPE