Notícias

6/recent/ticker-posts

Água desviada da Adutora do Prata abasteceria cidade de 100 mil habitantes


A vazão de água desviada da Adutora do Prata, localizada em Bonito, no Agreste de Pernambuco, abasteceria um município de 100 mil habitantes. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (5) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) após a Polícia Civil deflagrar a Operação Igarapé, que visa cumprir mandados de prisão temporária contra três empresários suspeitos de furtar e vender a água da barragem.

A denúncia do furto de água foi feita um período em que Pernambuco enfrenta o sexto ano consecutivo de seca. Só no Agreste do estado, 17 barragens secaram e outras oito estão com menos de 30% da capacidade.

De acordo com o gerente regional da Compesa, Mário Heitor Filho, a mesma vazão desviada é a que atualmente abastece o município de Santa Cruz do Capibaribe - que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 103.600 mil habitantes.


"Os prejuízos são incalculáveis. Prejuízo no abastecimento e também para o usuário final. A gente sentia que estava havendo uma perda considerável [de água]. Mas, aguardamos as demandas e direcionamentos da polícia para reagir quanto a isso", disse Mário Heitor.

No local do furto, a polícia detectou uma ligação clandestina. "Vamos ter que tirar [a ligação], isolar o furo que tinha sido feito e fazer o devido reparo. Estamos tentando fazer o serviço sem prejudicar o abastecimento. Mas, se precisar, população vão ficar sem água por 12 horas", informou o gerente da Compesa.

Segundo Mário Heitor, o crime influenciou no nível da barragem - que tem capacidade para comportar 42 milhões de m³ de água e atualmente está com 11,65% do volume total, conforme informou a Compesa.Fonte: G1