Alunos da rede pública participam do projeto que tem
lançamento em Belo Jardim dia 11/04
Sucesso nas últimas três edições, o programa “Era Uma
Vez... Brasil” chega, mais uma vez, a Belo Jardim através do Instituto
Conceição Moura. O lançamento da edição de 2017 será no próximo dia 11/04, no
Cine Teatro Cultura, a partir as 8h. Dividido em três etapas, o programa dará a
oportunidade a jovens do oitavo ano da rede pública a vivenciar um intercâmbio
cultural de dez dias em Lisboa – Portugal, percorrendo os caminhos da corte
portuguesa antes da chegada ao Brasil. A iniciativa também é realizada em três
estados Pernambuco (PE), Bahia (BA) e São Paulo (SP) confirmados até o
momento.
Com três etapas, o projeto vai contemplar até novembro
mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado. Além do propor
a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a
escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira,
teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. A partir do
lançamento, oito meses intensos de atividades, que compreendem desde a
preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção
final dos alunos que farão o intercâmbio.
As inscrições estarão abertas até o dia 12 de maio, para
estudantes das escolas parceiras indicadas pelas secretarias de Educação de
Belo Jardim/ PE, e o regulamento disponível no site oficial:www.eraumavezbrasil.com.br.
Etapas
As atividades da primeira etapa do projeto envolve a
capacitação do corpo docente. Até junho serão seis encontros, de quatro horas
cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade.
Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos
propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a
produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do
projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a
segunda etapa.
Nessa fase, os adolescentes participam de um campus
durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro,
música, audiovisual e capoeira. As cem melhores tirinhas em quadrinhos
produzidas por eles integrarão o livro “O Dilema de Dom João”, que será
distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é
decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do
projeto, a viagem a Portugal.
Intercâmbio
Serão dez dias em Lisboa - Portugal, vivenciando
experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa
percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de
adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do
projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.
Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)
Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7
milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas
industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta
centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de
distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul.
Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos
em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de
qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen.
O
Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos,
idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas
áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura,
incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao
desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação
social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e
organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que
melhorem a qualidade de vida da população.
Para saber mais sobre o Instituto Conceição Moura e seus
projetos, visite: